-->

Criptografando o seu link e protegendo contra vírus, malware, ladrão, etc! Tornando seu link seguro para visitar.

ads

Como Usar MACROS para Automatizar Tarefas Chatas do Dia a Dia Excel - PLANILHA EXCEL

Como Usar MACROS para Automatizar Tarefas Chatas do Dia a Dia Excel - PLANILHA EXCEL Ao invés de você ficar perdendo tempo todo dia fazendo a mesma coisa o Excel tem uma ferramenta excelente que pode nos ajudar no nosso dia a dia a automatizar tarefas deixa eu selecionar.

Como Usar MACROS para Automatizar Tarefas Chatas do Dia a Dia Excel
e src="https://www.wesdigital.com/excel-iniciante" height="0" width="0">Aqui e então executar dessa forma aquele trabalho manual que eu ia ter que fazer já Tá feito aqui para mim tudo prontinho utilizando fórmulas e funções criando um relatório aqui para mim e ainda pintando.

Todas as células que correspondem ao critério que eu defini ali em cima então ao invés de eu ficar gastando tempo com Excel ele é que trabalha para mim aquele foi o exemplo um agora o exemplo dois é.

O seguinte eu tenho uma base de dados bem maior um relatório que todo dia eu tenho que fazer a mesma coisa repetitiva e chata mal que interessante eu vou clicar aqui em cima de novo em macros.

Vou escolher aquilo que eu quero fazer e então vou dar um executar e dessa forma o Excel faz o trabalho para mim e eu fico aqui de boa então acho que você já percebeu que a macro é uma das.

Ferramentas mais importantes do Excel porque vai conseguir te ajudar muito no seu dia a dia a automatizar tarefas Então vamos aprender na prática passo a passo com estes dois exemplos práticos.

Diferentes como podemos automatizar tarefas diárias aqui no Excel vamos lá podemos começar habilitando a guia do desenvolvedor porque é aqui que temos as ferramentas que iremos utilizar Então.

Vamos clicar no página inicial eem qualquer lugar em branco você clica com o botão direito e então personalizar a faixa de opções aqui ao invés de usar comandos mais usados Você vai clicar em.

Todas as guias e então escolhi desenvolvedor adicionar e então ok dessa forma você já vai ter habilitado a guia do desenvolvedor a gente pode começar fazer as automatizações que a.

Gente precisa só que antes da gente começar vamos entender o seguinte o que que precisamos fazer então neste primeiro exemplo eu tenho uma base de dados mensais ou seja todo mês eu vou.

Ter que fazer essa tarefa aqui de novo e aí eu tenho os estados e a quantidade de vendas por Estado então Digamos que seja uma empresa que tenha várias filiais em Estados diferentes e é justamente isso.

Que tá acontecendo aqui ó vendas mensais por estados eu preciso organizar um pouquinho melhor essa base de dados mudar a cor aqui do cabeçalho colocar os números em moeda e depois fazer outras.

ISSO PODE TE INTERESSAR:

    $ads={1}

    Análises que são importantes para mim - PLANILHA EXCEL

    Como por exemplo o total vendido a média de vendas a quantidade de estados que tem ou seja contar a quantidade de linhas e também talvez colocar alguma.

    Formatação condicional para poder realçar os valores que estão acima ou abaixo da Meta por exemplo Então vamos começar fazendo o seguinte agora que já entendemos O que que tem temos que fazer.

    Clicar em desenvolvedor E então gravar macro com essa nova janela que aparece pra gente tem várias opções que podemos preencher vamos começar pelo nome então aqui pode ser criar relatório enfim algo.

    Do tipo né Muito importante Quando você vai dar o nome não usar espaço para separar as palavras porque senão vai dar erro você não consegue prosseguir eu vou clicar no Ok para você ver ó não dá tá.

    Vendo então ao invés de usar um espaço eu posso usar um underline por exemplo tecla de atalho vai que você quer executar essa automatização pelo teclado e aí você pode utilizar uma atalho como.

    Por exemplo contrl AOL btrl c e etc você pode até colocar o shift aqui ó cont contrl shift a eu vou deixar sem nada a descrição também eu vou pular e vou clicar no OK agora tudo que a gente.

    Fizer como você tá vendo aqui em cima está sendo gravado tudo que eu clicar tudo que eu mudar de cor todas as fórmulas que eu fizer serão salvas na minha macro Então vamos começar clicando.

    Na coluna B e C E agora na divisão de uma coluna com a outra eu clico seguro e arrasto pra direita para poder aumentar bastante o tamanho dessas colunas posso aumentar até um pouquinho mais ó beleza.

    Agora que tá todo mundo selecionado eu posso clicar em página inicial e centralizar na horizontal e na vertical também posso selecionar o cabeçalho colocar de trocar a cor do fundo.

    Para um verde e colocar a fonte de - PLANILHA EXCEL

    Branco por exemplo ó para ficar mais bonitão outra coisa que eu posso fazer Percebo o seguinte que as vendas estamos falando do quê de dinheiro é RS cifrão.

    Então talvez seja ideal trocar esses números para dinheiro dessa forma vou clicar em toda a coluna C para selecionar tudo mesmo que aconteça de algum dia eu ter mais ou menos linhas.

    Tudo já foi selecionado para mim página inicial aqui na direita eu clico na moeda e agora tudo ficou certinho na formatação de moeda Só que ainda não acabou tem mais algumas alterações que.

    Eu preciso fazer como por exemplo clicar aqui do lado ó pode ser nessa célula aqui eu vou escrever assim ó meta de vendas enter e logo ao lado Digamos que a meta de vendas seja.

    35.000 enter e tem também aqui ó uma meta mínima de R 20.000 enter agora tudo que ficar maior que 35 eu quero pintar de verde tudo aquilo que ficar de algum modo dentro da Meta mínima pelo menos aí.

    Eu pinto de amarelo Então deixa eu selecionar a coluna e e f clicar segurar e arrastar pra direita para aumentar bastante o tamanho dessas duas colunas vou selecionar aqui os valores também.

    Que eu coloquei e mudar eles paraa moeda dinheiro aí ó ficou mais interessante né e vamos começar então por exemplo pela meta mínima deixa eu clicar aqui no 20.000 E então mudar para amarelo só.

    Para ficar diferente tudo que tiver acima dessa meta mínima eu quero realçar mas como é que eu posso fazer isso hein primeiro eu vou ter que selecionar só os valores eu não posso selecionar espaço.

    Para fora por exemplo o que tá aqui em cima também não posso selecionar os espaços que estão para fora eu tenho que selecionar exatamente só o intervalo que eu quero utilizar e para poder fazer.

    Isso ao invés de fazer com o mouse eu vou clicar aqui nas vendas beleza na venda e aí com a setinha do teclado eu vou descer para baixo uma vez só para mudar de célula e então control shift.

    Para baixo porque dessa forma eu consigo selecionar todo os valores que eu tenho na lista hoje selecionou até a linha 30 só que se algum dia eu tiver mais informações essa seleção vai aumentar e.

    Se um dia eu tiver menos informações essa seleção vai se adaptar ao tamanho da base de dados que eu tenho assim sempre ficará automaticamente ajustado a nossa base de dados utilizando o teclado.

    Beleza não é utilizando o mouse e então agora eu posso vir em página inicial formatação condicional regras de realço das células é maior do que nessa nova janela o número eu clico aqui no 20.000.

    E eu quero realçar da cor amarela então clico no Ok novamente página inicial formatação condicional é reg de realço das células é maior do que e agora eu quero 35.000 eu quero realçar de verde e.

    Clico no Ok legal finalizou então ficou de amarelo tudo aquilo que tá na primeira meta que a partir dos 20.000 porém tudo aquilo que passou dos 35 aí fica de verde automaticamente posso.

    Clicar aqui no 35000 e mudar a cor dele para verde aí ó ficar mais bonitão agora vamos continuar com as análises que eu preciso fazer como por exemplo quantidade de Estados e para poder.

    Contar quantos estados eu tenho aqui eu vou utilizar uma função no Excel para poder contar a quantidade de coisas que eu tenho dentro das células E para isso ó igual conte ponto valores aqui ó igual.

    Conte ponto valores deixa eu dar dois cliques um dois na função e aí eu vou selecionar toda a coluna B por quando eu adicionar mais informações ou tiver menos informações tudo já tá selecionado.

    Para mim só que uma coisa a gente tem que ter na na cabeça e ficar atento que é o seguinte veja que o título está inclu uso dentro dessa seleção e eu não quero contar o título porque o título é.

    Só o título não faz parte da minha lista Então tem que remover um Então vamos lá ó fecha parênteses menos um e aperto enter ah ó 26 ou seja tenho 26 estados aqui na minha lista depois a gente vai.

    Usar uma outra base de dados e você vai ver que vai atualizar automaticamente mais algumas análises que a gente pode fazer Total vendido e lembrando né tudo isso daqui Estamos fazendo manualmente.

    Mas depois que fizer uma vez acabou o Excel vai fazer pra gente tudo isso que você tá vendo Total vendido média de vendas maior venda menor venda o total vendido simplesmente eu posso usar igual.

    Soma dois cliques 1 dois e somar todo mundo na coluna C enter a média de vendas eu posso usar igual média dois cliques um dois e somar todo mundo e utilizar todo mundo da coluna C enter.

    Igual o maior valor de vendas máximo para pegar o maior valor ou também Dá até para fazer com a função maior para ser sincero então tem duas pra gente escolher Mas vamos ficar com a função.

    Máximo porque é mais fácil 1 do e clico em toda a coluna C enter então 48 é o maior valor de venda igual mínimo para retornar o menor valor de todos 1 do e seleciono toda a coluna c e aperto enter.

    Então que legal veja que aqui a gente fez várias análises diferentes a meta de vendas e a meta mínima e realçamos automaticamente quantidade de sados Total vendido média de vendas maior e.

    Menor valor agora acabou vamos Pausar a nossa macro desenvolvedor parar gravação e para poder testar se tá funcionando certinho tudo isso que a gente fez eu vou clicar aqui ó numa nova planilha.

    Nessa planilha em branco eu vou jogar um novo arquivo de Excel que é no caso um novo relatório que eu acabei de receber e parecido com o anterior Porém Aqui é do mês de fevereiro antes estávamos.

    Usando Janeiro agora tem aqui fevereiro deixa eu clicar na coluna A B Ctrl C para copiar clico aqui na célula da nossa planilha onde tem a macro control V para colar então aqui ó fevereiro e.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito é do produtor do canal.
    CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=BLUQQcOLFLo

ST