Como Somar por Mês no Excel 2 Métodos Práticos Tabela Dinamica e SOMASE - PLANILHA EXCEL
Como Somar por Mês no Excel 2 Métodos Práticos Tabela Dinamica e SOMASE - PLANILHA EXCEL Como somar por mês como somar por semanas como somar do primeiro dia do mês ao dia 15 e depois do dia 15 até o último dia do mês isso para todos os meses do ano o Excel consegue fazer.
Um utilizando fórmulas e funções dois utilizando a ferramenta tabela dinâmica aqui no Excel e lembrando você você pode utilizar qualquer informação que seja não precisa utilizar a mesma planilha.
Que eu tô utilizando aqui se você tiver data e qualquer outra informação para somar seja somar quantidade somar custo somar venda faturamento você quer somar alguma coisa por mês esse vídeo aqui vai.
Te ajudar então vamos lá aprender na prática Como utilizar esses dois métodos aqui no Excel o primeiro método que podemos utilizar é através da função soma C aqui no Excel e é muito.
Importante você ter uma planilha com data para que a gente possa somar por mês dividir essas datas em meses e também é importante você verificar se essas datas que você tem estão.
Formatadas como a página inicial e então data tá vendo ó aqui em cima data se não tiver É só você clicar e escolher data abreviada ou data completa Mas o importante é tá formatado como data.
Agora que a gente fez esses primeiros ajustes vamos lá então somar por mês a gente sabe que o mês o ano tem vários meses como janeiro fevereiro e assim por diante eu posso utilizar o nome completo.
Janeiro ou só Jan que é uma abreviação do Janeiro agora se eu clicar no cantinho dessa célula e arrastar para baixo o Excel ele é muito inteligente consegue continuar a sequência para mim.
Ó de Janeiro a Dezembro então aqui eu tenho os meses do ano e numa próxima coluna eu gostaria de ter o total o custo total para cada um dos meses né aquilo que eu comprei pro meu estoque.
Agora vejamos o seguinte os meses são os critérios que eu vou utilizar janeiro fevereiro março porém se eu verificar na minha tabela eu não tenho estes meses tudo bem que eu tenho as datas mas as.
Datas não são Jan não são fev de Fevereiro são datas Tá diferente tá vendo e como a gente vai utilizar aqui no Excel uma soma com critério soma apenas o que é igual a jan depois só o.
ISSO PODE TE INTERESSAR:
- DEUS AINDA CURA HOJE - Hernandes Dias Lopes
- Como enviar mensagens de WhatsApp pelo Excel (Conheça o ExcelZap)
- Funções Condicionais vs Fórmulas Matriciais
$ads={1}
Que é fev só o que é mar de Março temos - PLANILHA EXCELQue bater as informações para isso nesse primeiro método podemos utilizar aqui uma coluna de ajuda posso até escrever aqui do lado ó a ajuda enter e então.Igual texto a função que vamos utilizar dois cliques 1 dois para selecionar como valor eu clico na data que eu tenho aqui na esquerda e então ponto e vírgula e eu quero o mês dessa forma abre aspas m de.
Mês fecha aspas e aperto enter um que que um quer dizer quer dizer que essa data aqui está no mês um de Janeiro mas ainda não resolveu o problema né Por quê Janeiro aqui que eu escrevi tá diferente.
Desse um Então não dá pra gente bater as informações então pera aí deixa eu clicar de novo aqui dentro 1 2 e ao invés de usar 1 m vou usar dois m m vou apertar o enter 0 1 Ah pera aí não.
Ajudou muito ainda né então vamos de novo 1 2 e se eu colocar três vezes o m e apertar o enter Jan Ah agora sim ó aí deu certo ó jan e Jan É isso aí já consigo bater essas informações Então.
Veja aqui a medida que eu vou aumentando os MS o Excel ele vai especificando ainda mais né ele vai aumentando a precisão 1 0 1 Jan Janeiro e etc deixa eu clicar no cantinho da célula e.
Arrastar para baixo ou dois cliques 1 dois pronto aí agora a gente já tem os meses para cada uma das datas podemos voltar aqui na nossa tabelinha e aí sim utilizar igual soma no Excel porém soma.
Vai somar tudo que selecionarmos e eu não quero somar tudo eu quero somar só o que é Janeiro e depois o que é fevereiro e assim por diante então eu vou utilizar soma C aqui no Excel ó soma C ou soma CS.
Tanto faz mas vamos ficar com a primeira opção dois cliques 1 do como o intervalo é onde eu tenho os critérios ou seja aonde eu vou verificar o que eu devo ou não somar e aonde que eu verifico isso.
Aqui ó na coluna da ajuda eu posso - PLANILHA EXCEL
Clicar e selecionar um intervalo pequenininho ou eu clico diretamente em cima aqui da letra da coluna porque assim eu seleciono todo mundo ponto e.Vírgula o primeiro critério vai ser Janeiro e a medida que a gente arrastar a fórmula para baixo de modo inteligente o Excel também também vai arrastar a referência janeiro fevereiro março abril.
E etc Janeiro ponto e vírgula E agora o que que eu quero somar quero somar o custo mas poderia somar qualquer outra coisa quantidade enfim vamos ficar aqui com o custo vou apertar o enter Então.
Esse daqui já é o custo total de Janeiro posso até clicar nessa célula e então página inicial mudar aqui a moeda ó para reais do Brasil e arrastar para baixo clico seguro e arrasto dessa forma a.
Gente finaliza e o consigo saber o custo total ou o total a soma por mês veja que a gente conseguiu então especificar por mês e saber a soma por mês independente da soma que você esteja fazendo dezembro.
Ficou zerado Porque na minha planilha não tem nada referente ao mês de dezembro por isso que ficou zero agora esse foi o primeiro método o segundo método é utilizando tabelas dinâmicas.
Aqui no Excel e para fazer isso é só você clicar na sua planilha e então inserir você pode ou não transformar a sua base de dados numa tabela pode ser que sim pode ser que não depende aqui.
Nesse exemplo não precisa não não não faz diferença Então vou direto pra tabela dinâmica para pegar essas informações e usar na tabela dinâmica vou clicar aqui agora tem duas opções.
Nova planilha e planilha existente Eu quero construir a tabela dinâmica aqui mesmo onde a gente tá então é planilha existente setinha para cima e eu vou colocar ela logo aqui abaixo ó e então.
Setinha para baixo OK agora temos a a nossa tabela dinâmica e aqui na direita temos os as opções da tabela dinâmica os campos Conseguimos ver todas as opções que temos data ID nome e etc essas.
Opções que temos aqui são correspondentes às colunas que você tem na sua base de dados se você tiver 10 colunas diferentes você vai ter 10 opções diferentes e aqui na parte de.
Baixo temos as áreas da tabela dinâmica filtros colunas linhas e valores Digamos que eu queira ver exatamente a mesma coisa que eu fiz anteriormente com a fórmula uma função mas utilizando a.
Tabela dinâmica então cada uma das Linhas será um mês diferente dessa forma eu posso pegar diretamente aqui a data Beleza você pode usar diretamente a data então a tabela dinâmica é muito mais.
Fácil e rápido de utilizar em algumas situações porque você não precisa fazer nada extra não precisa construir uma coluna de ajuda não você vai direto pra resolução você pega aqui a data e clica.
Segura e arrasta e solta aqui dentro das Linhas porque você quer cada linha como um mês agora se você você verificar em cada linha você tem um mês diferente e tem esse sinalzinho de mais que se você.
Clicar você consegue expandir a informação dentro do mês março 1eo de Março 2 de Março 3 de Março e etc eu não quero especificar tanto assim dessa forma eu posso voltar aqui clicar por.
Exemplo na data remover Dias clico e removo meses não meses eu quero ter os meses então eu mantenho e outra coisa eu também quero ver agora o custo total para cada um dos meses clico então no.
Custo seguro e arrasto e jogo aqui dentro dos valores ó aí eu vou ter uma soma de custo total e dessa forma a gente consegue ter o mesmo resultado via tabela dinâmica e via função do Excel.
Porém a tabela dinâmica é muito mais rápida de fazer essa operação mas tem algumas vantagens e desvantagens que eu vou mostrar para você agora de qualquer forma se você quiser ver mais alguma.
Coisa relacionada a esse conteúdo aqui por exemplo como somar por semanas como somar por períodos específicos Ah eu quero somar do dia um de janeiro até o dia 15 de Janeiro e depois do dia 15 de.
Janeiro até o dia 31 de janeiro e aí fazer a mesma coisa para fevereiro de duas em duas semanas por exemplo Ou você quer somar utilizando um período diferente um intervalo diferente dá para.
Você fazer qualquer tipo de soma no Excel eu vou deixar um vídeo grátis aqui na descrição igual a esse vídeo aqui se você quiser saber mais sobre esse assunto aqui tá bom porque já tem um.
Vídeo falando sobre isso como somar por semanas como somar construir no seu próprio intervalo customizado e se você quiser saber mais sobre as tabelas dinâmicas na automatização de tarefas.
Pro dia a dia eu vou deixar um outro vídeo aí também na descrição Tá bom então vamos lá deixa eu só selecionar esses valores da tabela dinâmica E então página inicial e colocar todo mundo aqui.
Em moeda a gente consegue ver que os dois são o mesmo resultado deixa eu Fechar essa janela lateral e agora vamos aos benefícios e desvantagens né de um pro outro então vamos lá Digamos que.
Você tem aí a sua base de dados igual que eu tenho aqui e vamos pegar aqui por exemplo qualquer data do mês de janeiro esse valor aqui ó eu vou atualizar ele e vou colocar um valor bem grande por.
Exemplo 9 milhões eu acho que é 9 milhões ali tem muito n mas enfim eu vou apertar o enter e vamos ver se vai ser atualizado os cálculos aqui pra gente ó vou apertar o enter 1 2 3 enter hum pera.
Aí ó só a primeiro o primeiro cálculo foi atualizado ó 10 milhões veja que aqui embaixo não foi atualizado para mim então um ponto para a função no Excel porque automaticamente sempre sempre vai.
Se ter atualizado para você este é o benefício de utilizar função fórmulas no Excel sempre se mantém atualizado trocou a informação o cálculo já é automaticamente atualizado mas como é.
CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=EHb4pi5VGZc