-->

Criptografando o seu link e protegendo contra vírus, malware, ladrão, etc! Tornando seu link seguro para visitar.

TODO CRENTE DEVE AMAR! - Hernandes Dias Lopes

TODO CRENTE DEVE AMAR! - Hernandes Dias Lopes Palavra da verdade com Hernandes Dias Lopes eu quero partilhar com vocês o texto de Lucas 1027 inicialmente Eu quero ler três Versículos com vocês e o primeiro é este Lucas 10 27.

TODO CRENTE DEVE AMAR! - Hernandes Dias Lopes

Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração de toda a tua alma e de todas as tuas forças e de todo o teu entendimento e Amarás o teu próximo como a ti mesmo segundo texto que eu quero ler com vocês está em João 13 por gentileza versos 34 e 35 Novo Mandamento vos dou que vos ameis uns aos outros assim como eu vos Amei.

Que também vos ameis uns aos outros nisto conhecerão todos que sois meus discípulos se tiverdes amor uns aos outros e finalmente João 17 verso 26 eu conhecer o teu nome ainda o farei conhecer a fim de que o amor com que me amaste esteja neles e eu neles esteja Amém hoje eu.

Quero conversar com vocês sobre o seguinte tema o poder Irresistível do amor Dr francis scher considerado o maior intérprete do cristianismo do século XX disse que o amor é a apologética Final O amor é o argumento final é irresistível nisto conhecerão todos que sois meus.

Discípulos se tiverdes amor uns aos outros na verdade o amor é colocado por Jesus como o maior de todos os mandamentos Amarás ao Senhor teu Deus e Amarás ao teu próximo como a ti mesmo não apenas o amor é o maior de todos os mandamentos mas o amor é o cumprimento.

Da lei a lei foi dada em duas tábuas na primeira tábua os quatro primeiros mandamentos estão relacionados com Deus não terás outros Deuses não farás para ti imagens de escultura não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão lembra-te do dia de sábado para o consagrá-lo o santificá-lo quem ama Deus não vai ter outros.

Deuses quem quem ama Deus não vai se prostrar diante imagens de escultura quem ama a Deus não vai tomar o nome de Deus em vão quem ama Deus tem prazer em consagrar um dia da semana para adoração a Deus a segunda tábua da Lei nos seis últimos mandamentos retratam também o amor quem ama o próximo como a si mesmo começa amando o próximo em casa honrando.

Pai e mãe respeitando a vida do próximo não matarás respeitando a honra do próximo não adulterarás respeitando os bens do próximo não furtarás respeitando o nome do próximo não dirás falso testemunho respeitando as propriedades do próximo não cobiçando que ele tem então quando você ama você guarda a.

Essência da Lei mas mais do que isso o amor é a própria essência da maturidade Cristã quando você lê as cartas de Paulo sobretudo ele caracteriza as igrejas maduras na fé com três virtudes Fé esperança e amor essas três virtudes colocadas juntas lá em primeiro Coríntios 13 o apóstolo Paulo diz desses três o maior.

Desses é o amor sabem por quê Porque quando nós formos glorificados lá no céu não vai precisar de fé nem de esperança mas o amor vai ser o clima que vai governar a vida futura bem-aventurada para sempre e sempre e sempre quando o apóstolo Paulo está tratando sobre o amor na sua primeira.

Carta aos Coríntios ele diz que o amor é superior aos dons espirituais o amor é mais importante do que falar em línguas do que você conhecer os mistérios do que você distribuir todos os seus bens pros pobres ou de você entregar seu próprio corpo pro martírio é possível que alguém faça o bem ao próximo com outra motivação para se.

Autopro para Angar favores aos olhos de Deus para receber aplausos dos homens mas quando você age pelo amor então a sua vida está pelo vetor correto que é trazer Glória para Deus trazer bênção para próximo e esta é essência do amor Chama sua atenção pro fato de que Jesus Cristo foi categórico em nos dar a prova dos nove nisto conhecerão todos.

    Que sois meus discípulos ou seja não serei conhecido

    Pelo meu conhecimento nem mesmo pelas doutrinas que eu subscrevo nem mesmo pelas grandes realizações que eu possa realizar mas eu serei conhecido como discípulo dele pelo amor então dito isto a guisa de.

    Introdução gostaria de examinar com vocês os três textos que acabamos de ler porque esses três textos retratam para nós três graus do amor como um poder Irresistível vejamos em primeiro lugar o texto de Lucas 10:27 quando diz Amarás o teu próximo como a ti mesmo Note que aqui está o primeiro.

    Degrau a fase inicial o ponto de partida amar o o próximo como a você mesmo é requisito mínimo da palavra de Deus isso está de certa forma em oposição àquilo que se entendia olho por olho dente por dente pé por pé queimadura por queimadura Ou seja quando você dá ao.

    Próximo o que ele deu a você se ele fez o bem a você você faz o bem a ele se ele fez o mal a você você paga ele na mesma moeda agora quando a lei estabelece já de início que você deve amar o seu próximo como a você mesmo você deve fazer ao seu próximo aquilo que você faria por você mesmo e só um insano só um.

    Louco só um desprovido de entendimento e razão atentaria contra si mesmo o apóstolo Paulo chegou a dizer ninguém jamais odiou a sua própria carne antes alimenta e dela cuida assim como você tem cuidado com você de proteção de alimento de segurança de asseio de cuidado emocional de provisão você deve também fazer o mesmo com o seu próximo.

    Não é primeiro a mim e depois o outro é agir com o outro como eu faço comigo agora pense só um pouco se você colocar a régua do Reino de Deus o prumo da palavra de Deus só Nesse quesito Inicial Quão distante nós estamos Quão distante nós estamos estamos Então deixa eu trabalhar um.

    Pouco isso aqui com você primeiro quem é o seu próximo a quem você deve amar como você mesmo sua família Sim esse é o próximo mais próximo seu irmão na fé Sim esse é o segundo próximo mais próximo fazer o bem a todos mas mas especialmente é os da Família da Fé Mas fica a pergunta Ainda quem é o seu.

    Próximo seu vizinho Ok mas pode ser e deve ser qualquer pessoa que precisa do seu braço estendido da sua mão estendida precisando da sua ajuda mesmo que essa pessoa seja o seu inimigo ele é seu próximo porque às vezes nós imaginamos que amor é amar as pessoas que nos são agradáveis.

    Que nos são favoráveis ou as pessoas que estão à nossa volta mas que não nos fizeram nenhum mal e então eu Eu amo esta pessoa não de palavras não de verborragia mas de forma prática a tal ponto se tiver fome eu dou de comer se tiver sede eu dou de beber ou no contexto em que Jesus estabelece no seu Sermão Profético eu.

    Estive com fome não me deste comer eu estive com sede não me deste beber eu estive nu e não me vestiste eu estive

    Preso e Não foste verme doente e não me visitaste Forasteiro e não me abrigaste amar o próximo é servi-lo é Atender sua necessidade é socorrê-lo é por isso que quando Perguntaram para João Batista sobre as evidências da conversão e Evidências do.

    Verdadeiro arrependimento ele disse o seguinte quem tiver duas túnicas dê uma para quem não tem quem tiver comida Faça o mesmo em outras palavras na Bíblia amor não é discurso amor é prática a Bíblia está repleta de orientações que você e eu não devemos amar apenas de palavras mas de fato e de.

    Verdade quem ama se doa Deus amou o mundo de tal maneira que deu seu filho unigênito Cristo me amou e a si mesmo se entregou por mim e aqui está Portanto o primeiro grau do amor é aquele amor que se doa ao próximo como você se doa a si mesmo Talvez isso fique mais claro quando você entende a belíssima parábola que Jesus contou conhecida como a parábola do bom.

    Samaritano um homem descia de Jerusalém quando foi apanhado pelos salteadores quando você Você conhece a geografia da subida para Jerusalém ou da descida de Jerusalém você vai ver que você sai aqui debaixo de Jericó que está a 400 M abaixo do nível do mar é a cidade mais baixa do planeta não só a mais antiga do mundo mas a mais.

    Baixa do mundo para altura de 800 m Acima do Nível do Mar num trecho de menos de 40 KM então tinham muitas cavernas os assaltantes ficavam ali para pegar alguém de supetão e saquear al e deixá-lo ferido então Jesus Conta essa parábola desse camarada que foi apanhado pelos salteadores e ele era um samaritano e ele era um judeu que descia e ele tá assim machucado e ferido aí passa um.

    Sacerdote passa Um Levita pessoas religiosas Olha o camarada tá sangrando tá no estertor da Morte mas já não se envolve tinha riscos ele não podia tocar num cadáver porque ficaria impuro pro serviço sacerdotal ou quem sabe os ladrões estavam ali ainda para pegar alguém que fosse socorrer aquela pessoa estrategicamente ou poderia atrasar o seu trabalho no turno do templo e Eles.

    Olham e passam de Largo eles eram religiosos Mas de repente vem um samaritano e o Samaritano era inimigo dos juDeus irreconciliáveis e ele chega e ele olha e ele para ele desce o seu animal ele se aproxima ele pensa as feridas com azeite com óleo com vinho e ele pega esse cidadão bota no seu animal e o leva até uma hospedaria e disse olha se alguma coisa gastar mais eu.

    Pagarei e Jesus pergunta Quem é o próximo desse homem que está ferido foi aquele que socorreu Não importa se a pessoa precisa da sua ajuda fale mal de você não gosta de você não gosta da sua família fez mal para você no passado se você tem essa pessoa diante de você na necessidade dela Cabe a você amá-la como você ama a você mesmo Esse é o primeiro grau do amor não é o último não é o.

    Primeiro Amarás o teu próximo como a ti mesmo quando você ama o seu próximo você está protegendo a você mesmo eu vou explicar se você nunca leu sugira a leitura do livro em busca de sentido de Victor Frank o o pai da logoterapia um judeu que ficou preso no campo de concentração na Polônia e sobreviveu.

    Sobreviveu e ele vai dizer neste livro que as pessoas dos campos de concentração que sobreviveram não foram as que lutaram para sobreviver essas morreram as que sobreviveram foram aquelas que a despeito da situação adversa se empenharam ajudar outras pessoas a sobreviverem essas sobreviveram se o seu mundo é você se você trabalha só para você se.

    Tudo que você conquista na vida é para você se tudo que você vê é que o mundo Gir em redor de você se você quer apenas sobreviver e que os outros se danem Então você perece mas se apesar da crise você tira os olhos de você mesmo para olhar ao seu redor diz a quem eu posso ajudar a quem eu posso socorrer a quem eu posso estender a mão isso lhe dará oxigênio.

    Isso vitaminar a sua alma isso dará forças a você a encontrar um sentido e um propósito na vida ise é amor Amarás o teu próximo como a ti mesmo James Hunter no livro monge o Executivo disse que o amor não é o que você sente o amor é o que você faz há muitos discursos de amor há.

    Poucas práticas de amor mas Convido você agora pro segundo texto que é 13 34 e 35 e esse é o segundo grau do amor e Jesus chamou esse segundo grau do amor de um Novo Mandamento você pode questionar Jesus mas como Novo Mandamento se esse era o principal mandamento da Lei Como assim é um segundo mandamento Novo Mandamento vos dou Disse Jesus que vos ameis uns aos outros uns aos outros assim como eu vos Amei que vos ameis uns.

    Aos outros e nisso conhecerão todos os que sois meus discípulos se quando tiverdes amor uns pelos outros Então vamos ver o que Jesus quis dizer com isto bom destaco três coisas primeiro amar os irmãos como Cristo nos amou é um mandamento novo em seu perfeito exemplo como eu vos Amei Disse Jesus o primeiro grau do amor é amar o próximo como a você.

    Mesmo quando você ama o seu próximo como a você mesmo você tem limites de amar o próximo é como você amou você mesmo mas quando Jesus nos amou ele amou-nos mais do que a si mesmo porque Ele nos amou e a si mesmo se entregou por nós Ele nos amou e morreu por nós Ele nos amou e deu sua vida por nós Ele nos.

    Amou com amor em grau superlativo e sacrificial a grande pergunta então a fazer hoje aqui É esta como Jesus nos amou Então deixa eu lhes dar algumas pistas Primeiro João 13:1 diz que Ele nos amou com amor perseverante amou-os até o fim como é que você e eu amamos via de regra até a pessoa nos.

    Decepcionar se ela nos decepcionar a gente LGA para lá até ela não falar nada Malu da gente não diga fala mal da gente vira as costas para ela ou até ela não nos fazer nada de mal se ela fizer mal a nós então nós a abandonamos mas como foi que Cristo amou a você e a mim porque eu era bonzinho com ele agradava os olhos dele amigo dele.

    Não o apóstolo Paulo tratando deste assunto lá em romanos 5 diz que Deus nos amou em Cristo e Cristo nos amou quando nós éramos fracos ímpios pecadores e inimigos Deus me amou não por causa dos meus méritos Mas apesar dos meus deméritos não por causa das minhas virtudes Mas apesar dos meus.

    Pecados não porque eu amava primeiro e então ele me amou não ele me amou primeiro o meu amor por ele é apenas um refluxo do fluxo do amor dele por mim eu pergunto a vocês que conhecem os Evangelhos e já leram quando você olha a postura dos discípulos com Jesus naqueles TR anos aqueles homens pisaram na bola com Jesus.

    Alguma vez aqueles homens eram lerdos de entendimento alguma vez quando Jesus ensinava eles apesar de todos os fracassos deles doss Deslizes deles das fraquezas deles das palavras insensatas deles das ações inadequadas deles Jesus os amou e os amou até o fim amor perseverante que vos ameis uns aos.

    Outros assim como eu vos Amei Disse Jesus segundo amor humilde quando Jesus estava No cenáculo para cele a Páscoa com eles e fazer uma transição do Judaísmo pro cristianismo da páscoa Judaica pra Ceia do Senhor ninguém se assentava à mesa sem lavar os pés aquela região é Deserta os sapatos não eram fechados os pés empoeirados E era necessário lavar os pés porque as mesas eram baixas não se escondia os pés.

    Debaixo da mesa a mesa baixa e você ficava segurado no celho seus pés bem perto do rosto da outra pessoa do lado mas quem vai lavar os pés isso era um trabalho de escravo eles eram orgulhosos demais para lavar os pés uns dos outros aliás eles estavam falando quem era na a mesa Quem era maior entre eles quem merecia maior destaque no reino e Jesus Então se levanta da mesa cinge-se com aalha com a toalha pega uma bacia e começa a lavar os pés do seus.

    Discípulos eu pergunto a você você já lavou o os pés dos seus irmãos não tô falando agora de lpar os pés literal porque nós nem precisamos disso agora mas você já prestou um serviço humilde a quem tá aí com peito estufado de vaidade para ensinar a ele o que é amor pela prática e não apenas pelo conceito você teria essa humildade de lavar os pés daquele que.

    Vai trair você como Jesus lavou os pés de Judas daquele que vai negar você como Jesus lavou os pés de Pedro daqueles que vão abandonar você como todos os demais o fizeram Este é o amor de Jesus por você que vos ameis uns aos outros assim como eu vos Amei terceiro Jesus nos ensina que nós devemos amar até os.

    Nossos inimigos quando Jesus estava pregado na cruz vocês se lembram Qual foi a primeira palavra que ele proferiu na cruz pai perdoa-lhes porque não sabe o que fazem Jesus não apenas Ora por eles mas Jesus atenua a culpa deles você ama sim a ponto de orar por aqueles que estão massacrando.

    Você que vos ameis uns aos outros assim como eu vos amei mas deixa eu colocar o segundo ponto agora o primeiro é que esse amor é um Novo Mandamento por causa do seu perfeito exemplo agora or em segundo lugar amar os irmãos como Cristo os amou é um Novo Mandamento em seus motivos inspiracionais e eu explico Todos nós sabemos o que tá escrito em João 3:16 não sabemos Porque Deus amou o mundo de tal.

    Maneira que deu o seu filho unigênito para que todo que nele crê não pereça mas tem a vida eterna agora primeira de João 3:16 já é mais difícil de decorar nisso consiste um amor em que Deus os amou que Cristo nos amou e a si mesmo se entregou por nós e nós também devemos dar a nossa vida pelos nossos irmãos preste bem atenção nisso se Cristo nos amou e deu a sua.

    Vida por nós nós devemos amar o nosso irmão e dar a nossa vida por ele é claro que nós não estamos num contexto de não eu morro no seu lugar e você vive mas há muitas maneiras de você dar a vida pelo seu irmão de defendê-lo de socorrê-lo de assisti-lo de cuidar dele eu não estou lhes dizendo de dar coisas que estão sobrando na nossa.

    Casa que não faz falta para nós eu estou dizendo um grau muito maior de dar a sua vida pelo irmão de sacrificar-se pelo seu irmão isto é amor no segundo grau assim como Cristo nos amou deixa eu dar um exemplo bíblico para ficar mais prático vocês se lembram lá na segunda carta de Paulo aos Coríntios capí Capítulo 8 e 9 quando Paulo estava fazendo uma coleta pros.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=FaxRc54IQjU

ST
ads