-->

Criptografando o seu link e protegendo contra vírus, malware, ladrão, etc! Tornando seu link seguro para visitar.

HDL Podcast - ARIVAL DIAS CASIMIRO - Hernandes Dias Lopes

HDL Podcast - ARIVAL DIAS CASIMIRO - Hernandes Dias Lopes Muito bem nós estamos começando mais um HDL podcast e é um privilégio estar aqui com você e espero que o nosso bateo aqui hoje seja muito proveitoso para sua vida e traga luz para o seu Cora eu estou hoje com um convidado muito muito muito especial e eu quero apresentá-lo agora a você Reverendo Arival Dias Casimiro Arival é pastor da.

HDL Podcast - ARIVAL DIAS CASIMIRO - Hernandes Dias Lopes

Igreja Presbiteriana de Pinheiros igreja que eu tenho o privilégio de ser um pastor colaborador e um amigo pessoal um homem de Deus hoje uma referência em todo o Brasil na área de revitalização de igreja de crescimento de igreja hoje a Igreja Presbiteriana de Pinheiros uma referência no Brasil e no mundo na área de comunicação virtual de plantação de igrejas eu tenho grande prazer e alegria.

De tê-lo aqui conosco nesta manhã reverenda Arival Que privilégio ter você aqui com a gente viu Pastor Hernandes O Privilégio é meu Me sinto muito honrado de estar participando aqui com você é uma honra para mim um privilégio ter a sua amizade a sua consideração e podermos trabalharmos juntos aí no reino de Deus e estamos aí T as suas ord a partir de agora vou deixar título de Reverendo vou batar um papo com uma amiga né Arival você eh é pastor Há quantos anos há bastante.

Tempo eu eu sou da turma de 1985 lá do Seminário Presbiteriano do Norte eu entrei no ano de 1982 aham e fui formado lá eu sou oriundo lá do presbitério da Bahia e fazendo um cálculo aí de 85 para 1985 para 23 nós temos acho que 38 anos já de de ministério né uma benção bo conta para nós como é que foi seu chamado pro Ministério como é que as coisas aconteceram nesse sentido é o meu.

Chamado foi um chamado assim meio relutante porque eu particularmente não tinha nenhum desejo de ser Pastor eu era lá do interior da Bahia meu pai era comerciante lá em Vitória da Conquista e meu grande sonho era ficar rico ganhar dinheiro e pelo que eu acompanhava na vida dos pastores que trabalhavam lá na minha região não ser Pastor não era um negócio de muito futuro e eu conto quem identificou a foca nem fui eu.

Foi o pastor que eu trabalhei o Reverendo Jeremias não Jeremias Pereira mas o Pastor Jeremias lá do norte de Minas também e um dia ele chegou para mim e disse olha adval eu vejo em você um um chamado você é um vocacionado de Deus e eu falei pastor eu isso é uma coisa que o senhor tá vendo mas eu não me enxer enxergo dessa maneira porque eu trabalhava Trabalhei na igreja e e eu participava daqueles cultos públicos lembra daqueles cultos que você fazia de de levava o caminhão subia com aquela caça aquela caixa Janine e eu pregava.

Uns sermões muito ruins e as pessoas se convertiam né aí o Pastor Jeremias olha Deus tem um chamado paraa sua vida eu tô orando por você e eu eh tava muito mas é um fato muito interessante aconteceu que um sábado à noite eu tava indo pro cinema você sabe vida de interior todo sábado à noite a a única programação programação que tem opção é essa era ir pro cinema né o cine madrigal né e eu indo pro cinema um sábado à noite encontrei com uma amiga ela era da Igreja Batista getsemane e encontrando-me com ela no.

Caminho ela falou Arival Você tá indo para onde eu falei eu tô indo pro cinema ela falou olha mas tá tendo um uma semana especial aqui na minha igreja uma semana de vocação tem um Pastor Pregando aí e eu gostaria muito que você fosse né E a menina era bonita e eu não tava interessado no sermão mais na menina né eu era solteiro na época né e fui né com segundas intenções e quando chegou lá eh uma Igreja Batista Renovada assim.

Avivada e tal e o pastor pregou um sermão baseado em Êxodo eh Capítulo 3 O Chamado de Moisés Uhum E Deus falando com Moisés E Moisés colocando aquelas desculpas né desculpas muitas desculpas muitas desculpas no final Deus perde a paciência diz olha querendo ou não querendo você tem que ir e rapaz aquilo e eu o pastor fez o apelo eu não fui à frente né mas quando eu voltei para casa eu não consegui dormir mais né e eu me.

Lembro que era madrugada er umas 5 horas da manhã eu tava ajoelhado na minha cama dizendo Senhor eu me rendo Se for isso que o senhor quer paraa minha vida e eu dizia assim vai ser muito difícil eu ser aprovado pelo conselho pela minha folha corrida aqui da igreja eu sei aprovado do presbitério né e tudo e foi assim foi um nessa noite que eu me rendi depois eu conversei.

Com o pastor e o pastor me encaminhou pro conselho fui pro presbitério eu tinha não tinha 18 anos ainda eu eu fui pro seminário ainda com 17 com 18 18 anos incompletos né olha isso eu comecei o meu ministério com 22 anos 22 anos que coisa boa nessa trajetória você foi pastor Em quais cidades em quais igrejas é a primeira igreja que eu fui pastor foi uma congregação presbiterial Congregação de 70 anos e eu me lembro.

Que o pastor falou Olha advaldo nós vamos colocar você nessa igreja para ver se você tem vocação porque essa igreja ninguém quer ir para lá né era uma igreja complicada difícil er uma congregação eu fui eu me lembro eles me votaram uma ajuda de um salário mínimo e não tinha casa para morar eu fui morar no fundo da igreja e ali eu fui em do anos com a bondade de Deus eu consegui organizar a igreja em naquele processo.

    Presbiteri sair de PR igreja construímos a casa pastoral esse esse sentimento

    Assim de empreendedorismo Eu sempre tive né de querer empreender fiquei 2 anos lá depois desses 2 anos eu me casei eu fiquei 1 ano e 9 meses no campo e tácia morava em Recife e eu trabalhando em jequier na Bahia tive um convite do Reverendo Valmi que foi meu professor substituí-lo lá na igreja de Olinda fui.

    Para Olinda em 1988 uhum fiquei 8 anos lá Uhum E por também sem saber por Eu Fui eleito aqui na igreja presbitera de Pinheiros em 1995 eu tinha um mandato a cumprir lá ainda em em Olinda olind e eu fui eleito aqui eu me lembro muito bem na época eu fui apresentado e tinha três pastores concorrendo um era o pastor canelhas e George Alberto canelhas pastor Eudes da Vila Mariana e na.

    Véspera da eleição os dois desistiram né Aí eu só tinha uma chance ganhar ou perder para perder batalha dura hein e e ninguém me conhecia na igreja porque eu fui na igreja eu preguei acho que uma ou duas vezes e eu esses esses processos arriscados né que mas foi tudo debaixo da providência de Deus Eu Fui eleito né e depois por do anos depois eu fui reeleito e a Igreja Presbiteriana de de Pinheiros na época que eu vi tava.

    Completando 90 anos de existência e foi aí que a gente sempre eu tive esse chamado de plantação de igreja de revitalização de igreja isso está ligado muito à minha formação no seminário você sim Você conhece o pastor Elias medios conheço ele foi muito querido ele foi meu professor de evangelismo lá em em na formação no período do seminário e ele teve uma influência muito grande na minha vida Olha que bonito porque ele.

    Era um professor mas Diferentemente do outros de outros professores ele tomava conta lá de uma de um de uma entidade que cuidava de de meninas e ele tinha uma paixão muito grande por plantar igrejas e eu trabalhei com ele a gente estudava durante a semana no seminário e eh nos finais de semana eu ia pro interior né plantar igrejas naqueles lugares mais inóspitos para evangelho então o meu chamado não foi para paraa.

    Academia né assim para ser para ter uma formação acadêmica para ser professor de seminário o meu chamado desde o início né ficou Claro foi para ser e também não ser um pastor de de pouco tempo em igreja né Uhum eu tô com 38 anos e tô na Terceira Igreja então eu nunca fui muito de rodando né aliás essa alternância no pastorado é um grande problema acho crescimento da igreja né Eu acho você sabe que que que não dá para você fazer.

    Um pastorado efetivo Você teve essa experiência lá em Vitória Também e tá provado aí através de não somente da denominação Presbiteriana que os pastores que os pastor ados mais efetivos e mais produtivos eles demoram um período né É E e a média nos Estados Unidos são 7 anos aqui no Brasil hoje acho que tá em 2 3 anos 2 anos e meio Isso é muito ruim pra igreja e é muito ruim pro pastor também qual foi o momento que você.

    Sentiu porque quando você chegou em Pinheiros era uma Igreja pequena sim sim como é que você viu a coisa crescendo e Deus foi expandindo hoje Pinheiros está com mais de 4000 membros o que que aconteceu no seu coração para tá chave da virada aí no Ministério do crescimento da igreja Hernandes como eu sempre preguei Ministérios assim difíceis né eu eh eu não nunca copiei modelos de igreja né Eh eu me lembro que na minha época Eh.

    Tava surgindo aqueles modelos de igreja rede de rede de Ministérios teve aquela Igreja com Propósito muitos modelos que foram surgindo né como tem hoje nove nove marcas e tudo e eu nunca me convenci uhum de que aquilo eh seria assim uma uma Filosofia de ministério então eu desde o começo eu entendi que o livro de Atos dos Apóstolos ele é o nosso manual de plantação e revitalização de.

    Igrejas Uhum Então se Deus se o espírito santo nos deu o evangelho em quatro

    Versões assim quatro Evangelistas né o o livro de Atos é a Praxis da teoria do Evangelho Uhum E eu descobri estudando e tentando aplicar na igreja não metodologias de crescimento mas princípios de de crescimento isso me me quando eu cheguei na igreja prit de.

    Pinheiros era uma igreja de 90 anos nos últimos 30 anos não tinha plantado nenhuma igreja era uma igreja que estava num processo de estagna e morrendo e eu me lembro então que eu implantei essa filosofia baseada no livro de Atos dos Apóstolos e no primeiro ano uma igreja que estava estagnada nós recebemos quase 70 pessoas por batismo e profissão de fé e no segundo ano Nós já estávamos que.

    Ano foi issoão 1997 97 e de lá para cá em 98 ou 99 nós estávamos com 10 congregações Olha isso e eu tendo aí é uma questão de compreensão bíblica né ah é de que você revitaliza uma igreja e quando você põe essa igreja numa dieta missionária quando você aplica princípios de crescimento eu me lembro muito daquele pastor batista lá de Santo André né como é o nome falecido Queiroz edon Queiroz Edson Queiroz o livro dele foi um livro que me impactou muito na.

    Simplicidade dele né no uhum e ele ele ele ele tinha um sermão que ele pregava sempre que era o sermão de Atos 18 né é di que todo ano tinha que Pregar esse sermão na igreja e aquilo e de fato quanto mais eu lia o livro de Atos eu eu me apaixonava e entendia que esse era o caminho aliás me dá um parêntese aí erival depois você segue nessa nesse raciocínio eh quando eu estava estudando lá no Estados Unidos e tava fazendo a minha tese sobre pregações positiva ah.

    Pro cres da igreja um modelo pro crescimento da igreja caiu nas minhas mãos um livro do David e sim sim pregação poderosa para o crescimento da igreja e a meu pedido Editora Candeia na época e traduziu esse livro e publicou esse livro e tem Exatamente esse esse vies que você tá mencionando sim porque ele examinando as teses lá do do Fuller e do movimento de crescimento de igreja que estava anexado ao Fuller ele descobriu que a vasta maioria das obras de de teses de de dissertações eh dos Estudantes de crescimento de.

    Igreja não enfatizavam a oração e a palavra que são os dois grandes instrumentos de Atos né para levar igreja a crescimento e ele escreveu esse livro exatamente para trazer esse foco que você tá mencionando aí é por causa desse livro né que você indicou foi publicado pela Cand eu comprei esse livro estudei e eu trouxe o David e ao Brasil Olha aí e estive pregando na igreja dele lá em São Diego Olha que legal que legal e depois ele abandonou.

    Tudo e foi pra Uganda ele foi plantar a igreja Uganda ele com Ministério abençoadíssima lá em San Diego ele foi para lá mas uma coisa que eu eu eu tive dificuldade Você sabe a nossa formação apesar de não ter sido uma formação nos nossos seminários com eh o grande grau de academicismo que nós temos hoje nós somos muito influenciados por pastor de igrejas locais né e uma coisa que eu sempre eh fui muito crítico com esse movimento de crescimento de igreja que.

    Nasceu nos Estados Unidos era o aspecto pragmatismo é onde a ênfase não estava nos princípios bíblicos mas nas estratégias nas metodologias pragmáticas is isso para mim nunca me encantou porque você sabe quem planta a igreja às vezes uma estratégia que você usa na não serve pra congregação uma estratégia que você usa numa congregação não serve para outra congregação a congregações que nascem igrejas que nascem com trabalho com casais H igrejas.

    Que nascem com trabalho com crianças H igrejas que começam num num pequeno grupo num trabalho social então não existe uma uma receita de bolo para você dizer eu vou plantar igrej assim não é tanto que até hoje pastor o senhor não vai escrever algum livro sobre falei não não vou escrever porque o que que eu aprendi Hernandes e estudando o livro de Atos né e eu escrevi depois eh eh identifiquei 10 princípios no livro de Atos que você aplicar eh em qualquer lugar princípios bíblicos.

    Né princípios funcionam em qualquer lugar isso estratégias não isso isso a primeira primeiro eh primeiro princípio que eu aprendo no livro de Atos é justamente essa questão da submissão à soberania do Espírito Santo uhum né porque Jesus ele treinou a equipe dele ele foi o plantador da igreja de Jerusalém Uhum mas na antes da sua ascensão ele diz olha ficar em Jerusalém uhum até que do alto sejais.

    Revestido de poder então vocês não poderão partir pro campo sem a presença do espírito santo sem o poder do Espírito Santo sem a direção do Espírito Santo Uhum Então você vê o seguinte que eh nós que somos calvinistas cremos na Soberania de Deus eu acho que esse é um princípio que deve reger o nosso ministério o estó tem uma frase muito boa nessa área aí que diz o seguinte antes de enviar a igreja ao mundo Jesus enviou o Espírito Santa Igreja e esta ordem não pode ser nunca invertida iso é e você sabe que para nós eh assim.

    Calvinista reformado quando a gente fala nesse negócio de eu hoje eu tenho tranquilidade no conselho porque eu digo gente é o seguinte aqui nós podemos discutir quebrar o pau aqui mas se a gente não tiver convicção de que é o espírito santo que tá dirigindo a gente né não vale a pena não vale a pena prosseguir prosseguir então você vê por exemplo lá em Atos né quando vem o o a decida do Espírito Santo a a primeira importância da disda do Espírito Santo foi a capacitação de.

    Pedro para pregação e ele prega um sermão cristocêntrico que gera o quê uma conversão de quase 3.000 pessoas Uhum E que vai ter um impacto também na na forma como a igreja vai viver né então o Espírito Santo se nós não buscarmos essa submissão essa direção esse poder do Espírito Santo a igreja não cresce é um segundo ponto que eu acho muito importante é fazer a pergunta.

    Para que que a igreja existe né Uhum qual é a missão da igreja porque alguns pastores pragmáticos eles acham que eles devem criar uma visão pra igreja eles devem criar um planejamento estratégico pra igreja eu entendo particularmente que o papel do pastor é fazer com que a igreja entenda Qual é a sua missão conforme está na Bíblia né então para que que a gente vive como.

    Igreja eu entendo que enquanto nós estivermos aqui é pra gente pregar o evangelho e ganhar o maior número possível de pessoas e Plantar o maior número possível de igrejas e de pastorear o rebanho de Deus me dá um parêntese aí porque E você tá tocando um assunto para mim muito importante porque eu vejo às vezes Muitas igrejas que acham que o seu papel principal é apenas pregar a Sã Doutrina mas sem qualquer sonho desejo de ver a coisa avançar o.

    Rein de Deus avançar ou seja desde que eu esteja pregando fielmente e eu tô de braços cruzados eu não vou plantar igreja eu não vou evangelizar eu não vou criar nenhuma estrutura para ver a coisa pastor isso aí é isso aí é um equívoco na formação Pastoral Uhum eu acho que esse é o grande equívoco eu digo assim inclusive dentro da IPB é que.

    A gente acha hoje que nós eh precisamos defender o evangelho é que Deus deu uma procuração para nós hoje que se nós não defendermos o evangelho o evangelho vai se se desviar o evangelho vai quando não é isso a nossa missão Claro a gente nós temos que chegou uma hora de de defesa do evangelho nós temos que defender os princípios isso a gente aprende na reforma a gente tem lá em na carta de Judas né Uhum Paulo instrui a Timóteo a.

    Confrontar os falsos ensinos isso tá claro na Bíblia Claro é claro agora quando você substitui a propagação pela preservação você tá cometendo um equívoco porque a igreja existe para propagar o evangelho Uhum E aliás a palavra propaganda vem do contexto do Evangelho né então eh eh eh eh você quando você estuda por exemplo o Sermão Profético de Jesus uma um dos sinais da.

    Vinda de Cristo é justamente a questão que o evangelho do reino será pregado a todas as nações todas as nações né e o que que a gente vai pregar Esse é um ponto importante também porque às vezes o cara tá pregando muito mais a doutrina reformada do que Cristo uhum né Por exemplo quando Pedro que que eu predro para mim ele era presbiteriano porque ele diz lá he os Pentecostais ol que Pedro era Pentecostal ele era presbiteriano é só você ler primeira Pedro 5 lá né ele ele era um presbiteriano Pentecostal porque ele foi.

    O Mas é interessante Deus usa Pedro como chave para abrir a porta né em Jerusalém para juDeus e gentios gentios né Pedro teve aquela resistência a na Casa de Cornélio E então Pedro foi um homem chave chave e é tão interessante nessa questão de Pedro que o sermão que ele prega no Pentecoste é um sermão cristocêntrico é e mostra que o pregar o Evangelho como Lucas coloca por exemplo.

    Na introdução do seu Evangelho é a gente fazer uma exposição dos fatos uma narrativa dos fatos do Evangelho Uhum Então você que é pregador expositivo você sabe disso o seu papel é pegar o texto explicar o texto para as pessoas e fazer aplicação na vida das pessoas Exatamente exatamente e o que a gente prega a gente prega a Encarnação de Cristo a gente prega o ministério de Cristo a obra de Cristo uhum A Ressurreição de Cristo A ascensão de Cristo e isso quando você prega fielmente expondo a palavra o evangelho.

    Por si mesmo ele se defende porque a palavra de Deus é fogo e martelo é né é espam dizia que a o Evangelho é um leão você não tem que defender um lião apenas soltá-lo é por exemplo eu eu eu tive o privilégio de de de de visitar o seminário lá de Westminster lé na na Filadélfia e na entrada do seminário primeira coisa que eu vi lá foi um centro de apologética né Aham e e eu acho que não tô criticando de forma.

    Nenhuma mas eu acho que grande parte dos pastores hoje eles estão muito mais preocupados com a apologética do Evangelho a defesa do evangelho do que a proclamação do Evangelho né esse seria o segundo ou terceiro princípio que você tá trabalhando de Atos segundo já misturei tudo n o primeiro o primeiro princípio é essa questão da missão a soberania do Espírito segundo essa questão missão da igreja a missão a nossa missão é ganhar.

    Almas Paulo coloca isso aham eh terceiro a gente entende claramente lá que a oração ela vem né como a chave né se você assim como David e faz um estudo mostrando que um texo de Atos é pregação né e o livro de Atos também é um manual de oração porque tudo na Igreja Primitiva se resolvia com oração né a igreja Tem que orar e a pregação também né então você tem você tem a submissão ao Espírito você tem a.

    Missão da igreja a missão definida você tem a oração e você tem a pregação porque a pregação ela ela vem acompanhada com oração né al aliás atos 6:4 né quando os apóstolos tomaram aquela decisão quanto a nós nos consagraremos a oração ministério a palavra ali foi um divisor de águas não foi isso e é tão interessante que a tentação que a gente tem pastor na no ministério que a gente separa essas duas coisas é né Às vezes você gasta 10 12 horas preparando um sermão E gasta 15 minutos orando então você devia gastar 12 horas orando e 12 horas preparando.

    Ser já foi feita essa pesquisa me parece que a média é menos de 15 parece que é 5 minutos em média que as pessoas gastam em oração é e uma das coisas que você sabe que quando você estuda Eu gosto de estudar muito a vida dos pregadores né então quando você eh pega eh pastores que tiveram sucesso em pregação o sucesso não estava não muito no no esboço no Uhum mas na vida do pregador né eu gosto até de brincar né quando eu.

    Leio aquele livro lá do Pregadores eh pecadores na mão de um Deus irado eu leio aquele sermão e disse mas que sermãozinho fraco lá do do do do L do Don José Eduardo ele edard e ele pregou aquele sermão disz que ele tinha deficiência visual uma vela na mão e lendo o texto e foi tão impactante que as pessoas se agarravam nos Bancos da igreja nos pilares da igreja como se tivesse realmente o o.

    Inferno aberto e as pessoas caindo né é e o que eu vejo Hernandes é no Brasil afora às vezes pregadores muito simples Mas homens de oração e que apesar de não ter um um um uma concatenação assim muito boa do ponto de vista da homilética mas às vezes usando um versículo da palavra de Deus Deus usar poderosamente essas pessoas então pod eu acho que você não pode separar essa questão da oração e da pregação da palavra você sabe disso não existe.

    Crescimento de igreja não existe revitalização de igreja não existe amadurecimento de igreja nenhuma Se não for através do ensino da palavra de Deus uhum né e uma coisa que eu você sabe lá em Pinheiros a gente enfatiza muito essa questão da Escola Bíblica Dominical dos eads que nós temos hoje das possibilidades que você tem hoje de oferecer hoje a pessoa não estuda a bíblia se não quiser É me dá um parêntese aí.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=9wcduBZ1e0I

ST
ads