-->

Criptografando o seu link e protegendo contra vírus, malware, ladrão, etc! Tornando seu link seguro para visitar.

Como Calcular Média Escolar no Excel 3 Formas Diferentes

Como Calcular Média Escolar no Excel 3 Formas Diferentes Olá pessoal tudo bem com você Eu tô aqui hoje para mais uma dica de Excel hoje eu vou ajudar você que é professor e professora que precisa criar uma planilha para calcular médias escolares.

Como Calcular Média Escolar no Excel 3 Formas Diferentes

Vamos entender isso na prática a gente vai falar de média normal e média ponderada Como que você cria uma tabela para realizar esse cálculo de modo automático aí no seu dia a dia vamos.

Entender planilha na tela bom pessoal Olha só nós temos aqui pessoal duas planilhas onde a gente vai.

Explicar para vocês o conceito da média e da média ponderada Como que você pode fazer no Excel tá bom aqui no canal Já tem alguns vídeos falando sobre o uso dessas funções né se você quiser.

Aprender só dar uma pesquisadinha ou D uma olhada nos cards que a gente vai deixar aqui passando aí ao longo do vídeo Tá bom mas a gente vai explicar aqui para você que a professor precisa.

Criar uma tabela de cálculo de média tá então aqui pessoal nós temos aqui a primeira prova a segunda prova e o trabalho nesse caso foi uma média normal tá então aqui ó bastava eu vir aqui ó.

Escolher a função média ele já vai calcular a média bonitinho pra gente tá viu que sem mistério né A aqui já ó é uma média ponderada tá bom aí a gente vai detalhar um pouquinho.

Mais para vocês esse detalhe já já porque vamos agora aqui começar ó vou pegar uma plan em branco e copiar a estrutura que a gente tem aqui ó vou pegar ela aqui Vou colocar ó não.

Vou copiar não a gente vai fazer do zero vai vamos lá você vai colocar aqui aluno vai dar um enter logo em seguida já vai pra linha de baixo você vai digitar o nome dos alunos Ó Ana Pedro.

Pietro Olga Luciana Patrícia Vittor.

André Leonel tá aí vamos lá você vai marcar a prova Poxa eles fizeram prova tirou 10 tirou 8 6 tirou qu tirou 6 tirou 10 tirou você vai atribuir as notas OK aí vamos.

Fazer suposição que teve uma outra prova Ok você colocou lá as notas né dos alunos ali lançando você precisa calcular a média Então teve duas provas não teve.

VEJA MAIS AQUI SOBRE EXCEL:

    Curso de Excel Online - Trabalho não teve trabalho tá bom vamos

    Lá então aqui Você poderia colocar igual abre parênteses seleciona as duas notas Ok vem aqui clica duas vezes calculou a média de todo mundo Professor.

    Mas se eu colocar um trabalho aqui ó vou inserir um trabalho e ele vai ter o mesmo peso Ah vai ter o mesmo peso vamos lá ó 10 10 ó todo mundo tirou 10 ó que turma boa.

    Hein Se tudo vai ter agora mesmo peso basta você mudar a fómula ó lá ó vou trazer aqui ó até esse espaço VM aqui clico duas vezes Prontinho para você acertar o número de casas decimais você.

    Tem aqui ó aumentar casas decimais e diminuir casas decimais onde ele vai fazer até o arredondamento se possível para você ficando mais fácil logo em seguida basta você fazer né ó.

    A formatação da sua tabela deixar ela um pouco mais profissional mais bonita mais fácil né para você trabalhar com ela e o que é interessante que se eu agora começar.

    Aqui Apagar ó esses valores ó deu esse div não tem problema Conforme você lança notas ele calcula olha B então basta você lançar as notas que ele vai ali ó atribuir para você bom pessoal.

    Isso daqui são algumas dicas a gente tá ajudando vocês a entender como montar uma tabela de média né escolar como que você pode fazer esse cálculos no Excel de modo simples aqui a gente mostrando o.

    Conceito de média Onde por exemplo tem duas provas mais um trabalho ou duas provas onde tem pesos iguais Ok mas vamos supor que as duas provas T um peso maior do que o trabalho O trabalho é.

    Apenas um complemento de nota né como que a gente poderia atribuir isso aí a gente vai entender uma outra função do Excel que pode ajudar bastante em Como que você vai fazer esse cálculo e eu vou.

    Te mostrar já já porque antes deixa eu - Curso de Excel Online

    Me apresentar você eu sou o professor Michel responsável pelo curso de excel online Você quer aprender Excel comigo é bem simples o link tá na descrição e no.

    Primeiro comentário fixado www.curson.com.br Faz aquela perguntinha tem cupom hoje isso mesmo pergunta para eles tem cupom porque pode ser que haja um cupom valor.

    Exclusivo para você que acompanhou esse vídeo agora bom vamos agora para mais um exemplo bom o que que eu vou fazer vou duplicar essa mesma planilha pessoal que eu acho que fica até mais fácil tá vamos.

    Fazer uma suposição O professor falou que essa nota vale qu essa prova Vale 4 e essa vale 2 a nota tá pessoal no total seria 10 ok Você.

    Poderia entender que isso aqui seria 40% da nota 40% da nota e aqui 20% da nota totalizando 100% da nota que seria o 100% Tá bom então quer dizer se eu colocar pesos eu vou ter que utilizar.

    Esses valores aqui neste tipo de cálculo isso mesmo como que vai ficar o cálculo agora vamos lá vamos apagar aqui Primeiramente você vai ver que ó é bem simples primeiramente a gente.

    Vai fazer o somar produto somar produto é uma função do Excel que a gente vai utilizar para fazer esse cálculo dos pesos Então vou pegar ó da prova até o trabalho é a primeira Matriz ponto e.

    Vírgula a segunda Matriz são os pesos ó só que esses pesos eu vou dar um F4 para travar o intervalo Se eu fizer isso pessoal ele vai me lançar a nota na sua totalidade somando.

    Seus resultados é isso que eu quero não eu preciso que ele calcule agora o modo percentual delas para isso basta eu fazer a divisão pela soma dessas três notas aqui que são os nossos pesos.

    Quando eu dividir pelos pesos e deixa eu até travar aqui ó porque eu vou arrastar a fórmula para baixo Ok ó travei veja que ele calculou a média bacana né então se você for.

    Trabalhar com média ponderada você vai utilizar esse tipo de conceito aqui tá bom então aqui por exemplo Ah se aqui fosse C aqui fosse TR né olha lá ó já recalculou tá se aqui fosse um né aqui.

    Vou dar qu olha só ele recalcula tudo bem Então você atribui o peso que cada prova terá e cada trabalho ou atividade terá ali para fazer a composição da totalidade que seria de 10 pontos tudo.

    Bem bem simples bem difícil bom você pode deixar um comentário depois no vídeo a respeito desse assunto um outro detalhe interessante que eu vou duplicar esta planilha Ok vamos fazer a suposição.

    Que você precisaria apenas de duas notas Ok então o professor lá vamos apagar aqui ó não é ponderada tá opa saiu do meu arquivo essa aí ol uma na verdade já.

    Estudei numa escola que tinha esse teve esse tipo de situação Ok você poderia fazer as três como você poderia fazer apenas duas só ia considerar as duas maiores notas.

    Como que eu calculo a média das duas maiores notas aqui olha só você poderia fazer o seguinte Ok ó eu vou colocar aqui ó.

    Maior ponto e vírgula 1 desse modo ele vai me trazer a primeira nota maior Se eu colocar aqui mais o maior desse daqui só que agora eu quero.

    A segunda o que que ele vai fazer ele vai somar os as duas maiores notas ó 10 e 10 se aqui fosse 7 10 e o 7 e vai ignorar um 7 17 Se colocasse um 8 aqui ó 10 e o 8 18 Então essa fórmula ela faz.

    Primeiramente a soma das duas maiores notas Ok então se eu clicasse aqui eu teria a soma das duas maiores Notas bom sabendo disso são duas S então eu poderia aqui ó ter esta.

    Soma dividido por 2 que aí eu teria a média Então como ele considerou o 10 e o 8 logo teve no Então se o aluno não veio aqui vai afetar não olha só então o aluno teria Liberdade né ó ou ele faz o.

    Trabalho ou ele falta Olha lá eu teria que ter uma prova um trabalho Ou tudo ou apenas uma prova trabalho aqui ó por exemplo tá faltando uma nota Vou colocar aqui ó cinco olha.

    Lá ó lançou tem que ter no mínimo duas notas então ele vai considerar as duas maiores notas e depois dividir por dois descartando a menor nota bacana né bom uma outra possibilidade de cálculo Então.

    Veja que o Excel sempre vai se adaptar aquilo que você precisa mas você tem que conhecer o Excel para saber criar a solução não adianta às vezes Ah eu eu sei fazer no papel beleza mas tenta.

    Pegar esse conhecimento do papel e passar para o Excel para você fazer a sua fórmula a sua planilha e assim calcul do modo que você precisa tudo bem bom pessoal Essa foi a dica de hoje hoje.

    Nós mostramos como fazer cálculo de média em tabelas escolares no Excel em três exemplos de modo didático passo a passo onde você pode aproveitar aí diversas dicas de Excel no seu dia a dia.

    Bom vou ficando por aqui até a próxima tchau tchau obrigada professor Michel pela sua didática me passar seus conhecimentos de forma clara e objetiva tudo que eu sei.

    Hoje de Excel foi graças ao seu canal do YouTube ao seu curso de Excel obrigado por tirar sempre as dúvidas de forma Clara objetiva Não importando a hora que Deus possa lhe proteger Sempre lhe.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo e autoria deste vídeo transcrito, é do produtor do canal. Clique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=YxWuQbo0QCo

ST
ads