-->

Criptografando o seu link e protegendo contra vírus, malware, ladrão, etc! Tornando seu link seguro para visitar.

87. Jacó se prepara para morrer (Gn 47.29-48.22)

87. Jacó se prepara para morrer (Gn 47.29-48.22) Irmãos abramos a palavra de Deus no livro de Gênesis Capítulo 47 nós vamos até o final do capítulo 47 e o alvo é cobrir também o capítulo 48 por isso não faria a leitura agora Mas faremos a medida que nós prosseguimos Ok então mantém a sua Bíblia aberta Gênesis 47 nós vamos de 29 até 48 22 Oremos queridos pedindo a bênção do.

87. Jacó se prepara para morrer (Gn 47.29-48.22)

Senhor sobre a exposição da sua palavra ó Deus Que privilégio nosso nos juntarmos para cantar louvores ao teu nome para orarmos juntos conversarmos os nossos pecados ler a tua palavra e também ouvir a explicação dela recebe o culto senhor que nós te prestamos nessa manhã e em todos os lugares onde a tua palavra é verdadeiramente ensinada e onde tem o nome é honrado e o teu filho.

É exaltado nós queremos que o Senhor nos dê iluminação na compreensão e na aplicação do que está aqui registrado em nome de Jesus amém meus irmãos nessa passagem nós temos o relato de dos preparativos que Jacó faz para a morte uma vez que ele pressente que a sua hora havia chegado ele chama toda sua família com o objetivo de abençoá-los ele já tinha.

Morado 17 anos no Egito não sabemos como ele entendeu que a hora da partida havia chegado até ele primeiro ele vai abençoar José e seus dois filhos Efraim e Manassés que é o que nós veremos hoje e depois ele vai abençoar os demais filhos que é o conteúdo do Capítulo 49 que nós veremos na próxima segunda-feira se Deus quiser então hoje como parte dos preparativos para a sua morte ele.

Abençoa José o governador do Egito aquele que era o provedor e protetor da família juntamente com seus filhos vamos lembrar daqueles fatos mais importantes que nos trouxeram até esse momento na história da vida de Jacó o faraó havia concedido através de José que Jacó e toda sua família viessem morar no Egito no Melhor da terra por conta da grande seca da grande fome que.

Havia se abatido sobre todo o mundo de então e não somente deu a eles o melhor da terra que era a região de Ramsés onde estava a gozar mas também ofereceu um emprego para que eles cuidassem do rebanho do Rei Jacó é apresentado ao Faraó abençoa Faraó responde as suas perguntas menciona sua vida como Peregrino e o Sofrimentos que ele enfrentou e José então estabelece o patriarca com sua família naquela região que eu já.

Mencionei lidando propriedades e sustento para eles seus filhos o gado e tudo mais que eles tinham nós vimos também que durante a fome José havia arrecadado todo o dinheiro todo gado toda terra e tornado escravos todos os egípcios do faraó e de forma que Faraó de fato reinava Supremo sobre tudo e todos Como eu disse isso como eu disse da última vez esse capítulo anterior que é o 47 Ele prepara o livro de Êxodo.

Quando nós chegarmos no livro de Êxodo nós veremos um Faraó que não conhecia José um farol que tem um poder extraordinário sobre terras e povos um farol que receia os hebreus por conta da sua multiplicação e que os escraviza por conta disso já que eles não eram escravos enquanto que os demais egípcios eram Mas isso fica para outra ocasião nós agora vamos ver esses preparativos de Jacó para a hora da morte Nós lemos aí do verso 29 a 31.

De que ele faz seu filho José prometer de que ele vai ser enterrado em Canaã que os seus restos mortais serão levados para terra de Canaã Vamos ler e do verso 29 até o verso 31 aproximando-se pois o tempo da morte de Israel Israel Jacó chamou seu filho José ele disse se agora alcancei favor diante de você peço que ponha sua mão debaixo da.

Minha coxa e use de bondade e fidelidade para comigo peço que você não me sepulte no Egito mas que eu possa descansar com os meus pais por isso você me levará do Egito me colocará na Sepultura deles José respondeu Farei o que o senhor me pede então Jacó lhe disse Jure para mim José jurou e Israel se inclinou sobre a cabeceira da cama Nós lemos aqui no verso 29 que Jacó Jacó.

Sentiu que sua morte estava chegando aproximando-se pois o tempo da morte de Israel eu não sei como é que uma pessoa velha presente que tá chegando a hora da morte com tanta precisão como Jacó fez aqui eu sei que a medida que os anos passam a velhice vai chegando a gente sabe que cada dia é uma menos né é um passo e que a fila tá andando não estamos chegando perto mas alguma coisa aconteceu que Jacó entendeu que a hora.

Dele havia chegado a hora dele havia chegado então ele resolve fazer os preparativos ele queria ser enterrado em Canaã estava no Egito tinha saído da terra de Canaã já fazia alguns anos fazia 17 anos mas o seu coração apesar de ter lá no Egito todos os regalos todos os privilégios e benefícios para uma velhice feliz entretanto o seu coração estava em Canaã que era terra da sua peregrinação terra da Promessa era lá que ele queria ser.

Veja Também, Vai te Interessar:

    Enterrado ele manda chamar José o seu filho que era governador do Egito

    Ele faz e que era o líder da família a essa altura ele faz alguns pedidos como nós lemos aí do verso 29 a 30 em resumo ele pede que José use de bondade e de misericórdia para com seu velho pai que nos parece um pouco Desnecessário né Por Conta do amor que José tinha por Jacó mas era assim que funcionava naquela época Jacó sabia que José era o.

    Governador do Egito então fala com seu filho como se fosse súdito dele pedindo graça e misericórdia para fazer um juramento é o segundo pedido ele vai pedir que José faça um juramento para confirmar a palavra que ele vai dar e esse juramento era conforme o costume Israelita não era uma prática no Egito mas era praticado entre os hebreus que era aquele que vai jurar colocar a mão.

    Por baixo da coxa daquele que ele pede o juramento como sinal de obediência como sinal de que vai cumprir aquilo que tá está sendo pedido aí vem o terceiro pedido que é esse ele não quer ser sepultado no Egito primeiro foi dava misericórdia da tua parte do que és o governador do Egito segundo quero que você faça um juramento põe a mão aqui embaixo da minha coxa como é costume na nossa família terceiro juramento você vai fazer é esse Você não.

    Vai deixar que eu seja sepultado no Egito quarto eu quero que você me sepulte em Canaã e ele especifica no mesmo local onde Abraão e Isaque haviam sido sepultados o seu pai e o seu avô e assim ele descansaria com os seus pais seria enterrado no jazigo da família que estava lá em Canaã aqui pela fé nós vemos como Jacó preferiu ser sepultado.

    Em Canaã do que embalsamado no Egito Essa foi a escolha do velho Jacó queria que o seu corpo Esperasse a ressurreição dos Mortos ali em Canaã não lá na terra do Egito no verso 30 final do verso 30 até o verso 31 Nós lemos de como José promete com juramento fazer aquilo que o pai havia pedido a sepultura que Jacó se refere apenas para que os irmãos tenham a referência.

    Geográfica estava localizada em Hebron na caverna de maquila que Abraão havia comprado dos hebreus quando Sara sua mulher morreu e ele queria sepultá-la o relato lá em Gênesis 23 Abraão comprou pedaço de terra nessa terra tinha uma caverna que era Caverna de martela e foi lá que Abraão enterrou Sara e foi lá depois que Abraão foi enterrado e Isaque e Rebeca e depois o próprio Jacó já.

    Havia enterrado Bila deixa eu eh enterrado Lia perdão deixa eu ler aqui o texto de Gênesis 49 eu vou adiantar porque traz todos os detalhes aqui Jacó diz assim isso é e junto de meus pais na caverna que está no campo de refrão o heteu que está no campo de mapela em frente à mãe na terra de Canaã a qual Abraão o avô dele comprou de Efron com aquele Campo como propriedade para servir de sepultura ali ele.

    Sepultaram Abraão e Sara que eram os avós de Jacó ali ele sepultaram Isaac Rebeca que eram seus pais e ali eu sepultei lia que era sua primeira mulher o campo e a caverna que nele está foram comprados dos filhos de Eddie é lá que Jacó quer ser sepultado é o jazigo da família é o local onde os mortos da linhagem dos semitas eram sepultados e é para lá que ele quer voltar lembramos que ele está 400 km de.

    Distância desse local não é ele está lá no sul no Egito ele quer subir quer que depois de morto seu corpo seja levado pelos 400 km até lá é bom onde ele vai ser sepultado juntamente com os seus pais isso tudo indica fé confiança nas promessas confiança de que Canaã era a terra que Deus havia prometido é lá que ele quer ser sepultado não quer ficar no Egito ela que estavam seus pais por meio de quem vieram as promessas.

    E uma vez que José promete fazer o que o pai lhe pede como nós lemos aqui no

    Verso 31 Jure para mim e José jurou diz o texto aí que Israel se inclinou sobre a cabeceira da cama um texto difícil de traduzir do hebraico por conta da similaridade da palavra cama com a palavra bordão tanto é que a versão septuaginta ela traduziu isso aqui como Jacó se apoiou sobre a ponta do seu.

    Cajado e o autor da carta aos hebreus quando cita essa passagem segue a septuaginta diz que Jacó perdão ele se apoia na ponta do seu cajado e adora aqui a nossa tradução preferiu Israel se inclinou sobre a cabeceira da cama eu entendo que o sentido é esse uma vez que Jacó ficou convencido de que José ia fazer exatamente como ele tinha pedido e.

    Que isso mostrava a boa mão de Deus para com o velho Jacó através do seu filho José ele então quer se inclinar para adorar a Deus mas é muito velho ele não tem como se ajoelhar se prostrar botar testa no chão então ele se apoia ou no seu cajado ou na cabeceira da cama se inclina diante de Deus agradecendo a Deus o favor que ele tinha recebido ou seja segurança de que aquilo que ele tinha recebido seria de fato realizado.

    Então eu creio que essa é a interpretação menos complicada da passagem alguns intérpretes católicos usam isso aqui para dizer que Jacó adorou a ponta do bordão dele né é um sinal de que as imagens eram usadas né dele naquele tempo os patriarcas adoravam as coisas e assim por diante né o texto não tá dizendo isso é o velho se apoiando né para poder se curvar diante de Deus nós sabemos o que é isso muito bem muito bom então termina aí o verso 31 e essa.

    Primeira parte em que Jacó tem essa entrevista com José e garante o seu sepultamento lá na terra de Canaã e se humilha diante de Deus agradecido por ter encontrado por favor agora entrando no capítulo 48 de um a sete nós temos um registro interessante de como Jacó reivindica para si os dois filhos de José vamos ver passar as essas coisas disseram a José seu pai tá doente então.

    José tomou consigo seus dois filhos Manassés e Efraim e avisaram a Jacó Eis que o seu filho José Vem visitar Israel que Jacó fez um esforço e se sentou na cama então Jacó disse a José o Deus todo poderoso me apareceu na cidade de luz na terra de Canaã me abençoou e me disse Eis que o farei fecundo e o multiplicarei e você farei uma multidão de povos e a sua descendência daria essa terra como.

    Propriedade Perpétua e agora os seus dois filhos que nasceram na terra do Egito antes que eu viesse para junto de você aqui no Egito são meus Efraim Manassés serão meus assim como Rubem e Simeão são meus mas os filhos que você gerar depois deles depois de efraima nassés serão seus segundo nome de um dos seus irmãos serão chamados na sua herança Quando eu vinha de padam para minha tristeza morreu Raquel a mãe.

    De José não é a mãe de José e Benjamin na terra de Canaã no caminho a pouca distância de efrata Eu a sepultei ali no caminho de efrata que é Belém aqui essa passagem tem como objetivo explicar os israelitas lembra que Moisés está escrevendo esse livro aliás os cinco livros de Moisés até Deuteronômio para aquela geração que estava no deserto 40 anos nasceu ali E agora se aproxima da terra prometida para conquistá-la sobre a liderança de.

    Josué e não e precisa saber certas coisas por exemplo por que que as 12 tribos Têm dois nomes que não são filhos de Jacó Efraim Manassés a resposta tá aqui então o propósito dessa passagem é explicar porque aqui Efraim Manassés estão entre as 12 tribos quando eles não eram filhos de Jacó mas eram Filhos de José então Moisés tem como alvo a audiência dos israelitas que vai entrar na Terra Prometida e vai explicar porque é que a terra vai ser distribuída.

    Daquela maneira entre aqueles 12 nomes entre eles os nomes de Efraim e Manassés mas vamos ver como é que aconteceu essa reivindicação que Jacó fez bom terminado esse primeiro encontro de José com Jacó em que Jacó obteve o juramento de que vai ser enterrado em Canaã passado mais algum tempo ele ficou doente já tava velhinho cansado não é meio cego e agora ele ficou doente e José foi avisado diz aí o verso primeiro.

    Seu pai tá doente então ele vai visitar o pai levando seus dois filhos Manassés e Efraim nessa ordem eles haviam nascido no Egito e deveriam ter a essa altura entre 17 a 18 anos de idade tinham menos de 20 anos de idade era um filhos de José e a zenati que era filha de potifera O sacerdote da cidade de on casamento que foi arranjado pelo Faraó quando ele colocou José como governador.

    Do Egito Então nesse casamento vieram Manassés e Efraim nessa José quando sabe que o pai tá doente vai visitá-lo leva os dois meninos porque não queria que o pai morresse sem abençoar os netos e aí quando o patriarca tem notícia verso 2 de que José tá vindo com seus filhos para visitar ele faz um esforço se senta na cama né tava deitado tava doente mas agora ele faz um esforço para receber o seu filho vamos ver os pontos da.

    Conversa da segunda conversa que Jacó tem com José Nos preparativos da sua morte ele quando José chega com os dois meninos ele Jacó começa lembrando a promessa que Deus tinha feito para ele de que lidaria uma numerosa descendência Você pode ler aí nos versos 3 e 4 em resumo o que ele diz é o seguinte que o Deus todo poderoso e aqui ele usa o nome de Deus é o Shaddai ele diz é o Shaday.

    Me apareceu na cidade de luz quando ele fugia do seu irmão Esaú da história fugiu de Esaú porque Esaú não estava feliz com ele porque Jacó tinha roubado a sua primogenitura não é e para escapar sim da orientação da sua mãe Jacó foi morar com o seu tio labão lá em padrão Arame no caminho ele parou Numa cidade chamada luz onde ele teve um sonho uma visão de uma escada que tocava os céus e os anjos subiam e desciam sobre a escada e El Shaday apareceu a.

    Ele e foi a primeira vez que Deus apareceu a Jacó e naquela ocasião prometeu a Jacó que lhe daria uma descendência numerosa literalmente que ele teria como descendência uma multidão de povos Note que é plural não é indicando pessoas de outros povos seriam seus descendentes eu considerados como seus descendentes Essa foi a visão da escada onde Deus lhe prometeu isso Além disso além de prometer que dele.

    Viria uma multidão de povos Deus também prometeu que daria a terra de Canaã em Possessão Perpétua a sua descendência para sempre daí Jacó conclui que os dois filhos de José que não nasceram nem Canaã mas que nasceram entre os povos no Egito pertencem a ele foi essa promessa de Deus multidão de povos viram de você então ele disse seus dois filhos que nasceram aqui no meio desse povo que é o Egito eles são meus fazem parte da minha descendência Efraim.

    Manassés que é o mais velho Efraim eles me pertencem e eu e como que Jacó os estava adotando como seus dizendo assim eles vão ter o mesmo status dos Meus dois filhos mais velhos que ele chama aqui não é os filhos que não tivesse anterior no verso 5 eles são meus é para Irma nas céls serão meus assim como Ruben e Simeão são meus Rubens são os dois primeiros filhos de Jacó então da mesma forma que Rubens são.

    De Jacó manassé é para mim que são os dois primeiros filhos de José também agora vão pertencer a ele porque faz parte da promessa de Deus Eles nasceram entre os povos eram egípcios manassésia Efraim no sexto sentido eles tinham cidadania tinham passaporte egípcio porque tinha uma mãe egípcia e nasceu lá na terra do Egito era nascer no meio dos povos mas Jacó disse são meus porque quando Deus é o Shaddai me apareceu Ele disse que de mim viria uma multidão de.

    Povos iriam multidão de povos e os que nascessem depois os filhos que José teria depois de Efraim Manassés eles herdariam na Terra Prometida no meio dessas duas tribos qualquer que fosse a propriedade de Efraim Manassés os irmãos dele que viessem agora depois herdariam propriedades dentro do território de Efraim e de Manassés como ele diz aí não.

    É no final do verso 6 os filhos que você gerar depois dele serão seus segundo o nome de um dos seus irmãos serão chamados na sua herança que coisa extraordinária né e ele acrescenta que ele tá fazendo isso não somente por conta da promessa de Deus lá em Luz multidão de povos mas ele tá fazendo isso por conta da sua amada Raquel né Porque aqui no meio parecendo do nada não é sem qualquer sentido ele diz no verso 7 Quando eu vinha de padam para minha tristeza morreu sua mãe.

    Raquel na terra de Canaã ela morreu dando a luz é a Benjamin não é o mais novo ela morreu há pouca distância de efrata e eu a sepultei ali no caminho de efrata que é Belém ela não foi nem sepultada em martela né naquele local no jazigo da família morreu antes é como se Jacó tivesse dizendo eu faço isso também por amor da sua mãe que das Esposas de Jacó era a preferida era preferida eu não sei se tá certo ou se tá errado mas.

    O velho Patriarca tava indo pelo coração aqui né Primeiro ele falou da revelação de Deus mas me em seguida ele disse José eu tô lhe beneficiando por conta da sua mãe muito bem feito essa parte Vamos agora para o momento em que Jacó adota Manassés e Efraim como seus filhos e os inclui como fundadores das doze tribos numa reviravolta surpreendente aqui no ato que a gente não vai esperar esse episódio deve ter acontecido em.

    Seguida pode ter sido numa outra ocasião porque diz assim olha no verso 8 quando Israel viu os filhos de José perguntou quem são esses ué Ele tinha acabado de falar sobre os meninos né então ele viu os meninos e perguntou quem sou Esse não pode ser Qual é de velho né que a gente quando fica velho né fica voltando não é mas já não tinha feito isso antes né não Dejavú ou o que é mais provável é que esse evento se passou depois né porque o texto não fala.

    Só diz Apenas quando Jacó viu os filhos de José perguntou quem são esses então esse quando aqui pode indicar um momento depois uma semana depois um dia depois ou pode ter sido a mesma ocasião Jacó tava velho tava cego e quando ele levantou os olhos assim é que ele diz ele percebe dois meninos né dois garotos com Jacó e aí ele pergunta quem são esses e José respondeu a seu pai são meus filhos que Deus me deu aqui Israel disse traga os pra perto de mim para que.

    Os abençoe os olhos de Israel já estavam fracos por causa da velhice de modo que não podia ver bem por isso José levou os filhos para perto dele e ele os beijou e os abraçou então Israel disse a José Eu não esperava ver o seu rosto outra vez e Eis que Deus me permitiu ver também os meus filhos os meus filhos bom Como eu disse nós não temos como saber ao certo se foi na sequência ou se foi.

    Algum tempo depois o fato é que Jacó se tornou consciente de que junto com José estavam dois garotos né dois rapazes que era exatamente manassésia Efraim sobre quem eles tinham falado minutos antes e quando Jacó pergunta Quem São José humildemente diz olha a resposta de José são meus filhos que Deus me deu aqui na terra da servidão longe de casa longe de Canaã longe da família mas Deus não.

    Abandonou José e tinha lhe dado dois filhos como Consolação os dois filhos que Deus me deu na terra da aflição por causa da velhice José não podia enxergar direito diz aí o verso 10 da mesma forma que seu pai Isaque né No final da vida por isso ele pede que José traga os dois meninos para perto dele o velho Patriarca coloca os meninos entre os joelhos isso aqui é um costume atestado tem Fontes Extra bíblicas que.

    Dizem que essa era uma das maneiras em que se fazia adoção de uma criança a criança era trazida para o pai que era colocada entre os joelhos ou no colo e aí então ela era abençoada ou era pronunciada palavras de um ritual isso a gente encontra em Fontes fora da Bíblia fontes do antigo Oriente então aqui tá seguindo o costume da prática o costume da época né José traz os seus dois filhos e Jacó os recebem e coloca entre o joelhos e diz aí o verso 10 que ele beija seus netos e os abraça Que cena.

    Comovente não é ele beija seus netinhos abraça os netinhos e manifesta né eu tô falando de Um Apagão aqui de quase 20 anos né em seguida ele manifesta a sua alegria em ver José e seus filhos eu pensava que nunca mais ia ver você mas agora Além de estar vendo você eu tô vendo seus filhos e meus netos que alegria na hora da na hora da morte né chegando perto da morte para o velho Jacó de 12 a 20 é um texto mais extenso.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=Sk0-FCjDAcY

ST
ads