-->

Criptografando o seu link e protegendo contra vírus, malware, ladrão, etc! Tornando seu link seguro para visitar.

08. Arriscando a vida por Cristo (Fp 2:19-30)

08. Arriscando a vida por Cristo (Fp 2:19-30) Nós vamos começar com uma palavra de oração pedindo que o nosso Deus nos abençoe e que tudo que seja feito aqui é tudo que vai ser feito aqui seja para Glória do nome dele para salvação de pecadores e para edificação do seu povo pai querido te damos graças pela oportunidade de mais uma vez podermos transmitir a exposição da tua palavra te agradecemos pela vida de cada irmão querido que nos acompanha nós pedimos a tua benção sobre a vida deles nós Oramos ao senhor que mais uma vez o.

08. Arriscando a vida por Cristo (Fp 2:19-30)

Seu ilumine o nosso entendimento na compreensão da tua palavra nós Oramos também senhor pelas autoridades constituídas do nosso país Oramos a Deus pela tua igreja espalhada pelo nosso país teu povo de todas as denominações Oramos pelos doentes aqueles que foram tocados não só pelo coronavírus mas outros tipos de enfermidade Oramos também pelos que vem sofrendo financeiramente aqueles empresários que perderam seus negócios tiveram que.

Demitir tanta gente Oramos pelos que perderam um emprego Oramos pelo pai de família mãe de família que luta para trazer o pão para casa se eu tenho misericórdia e e de que essas palavras sejam de consolação de edificação e instrução para todos aqueles que nos acompanham em nome de Jesus amém Por gentileza abra sua Bíblia na carta de Paulo aos Filipenses Capítulo 2 nós vamos no verso 19 até o verso 30.

Filipenses 2 19 a 30 acompanhe a leitura e aí de casa onde você estiver se puder mantenha a sua Bíblia aberta para ir seguindo verso falamos do apóstolo Paulo espero no Senhor Jesus enviar-lhes Timóteo o mais breve possível Afim de que eu me sinta animado também ao receber notícias de vocês porque não tenho ninguém com esse mesmo sentimento e que se preocupe tão sinceramente por vocês todos os outros buscam seus.

Próprios interesses e não os de Jesus Cristo quanto a Timóteo vocês conhecem o seu caráter provado pois serviu ao evangelho junto comigo como um filho trabalha ao lado do pai portanto Este é quem espera enviar tão logo eu saiba como vai ficar a minha situação mas Confio no senhor que também o mesmo em breve irei até aí no entanto joguei necessário enviar-lhes é pafrodito meu.

Irmão um cooperador e companheiro de lutas e da parte de vocês mensageiro e auxiliar nas minhas necessidades ele tinha muita saudade de todos vocês estavam angustiado porque vocês ficaram sabendo que ele adoeceu de fato adoeceu estava beira da morte mas Deus se compareceu dele e não somente dele mas também de mim para que eu não tivesse tristeza sobre tristeza por isso tanto mais me apressam mandá-lo para que vendo novamente vocês fiquem alegres e eu tenha menos tristeza receba.

No pois no Senhor com toda alegria e honrem sempre os que são como ele porque por causa da obra de Cristo Ele quase morreu arriscando a própria vida para suprir ajuda que vocês não podiam dar pessoalmente até aqui a leitura da palavra de Deus queridos é sempre importante voltar um pouquinho e dar o contexto e o que veio antes para que nós possamos entender o que vamos estudar agora isso porque Deus.

Quando nos deu a sua revelação quando ele nos deu a mensagem bíblica ele não deu sobre a forma de Versículos isolados e desconectados mas em cartas que tem uma sequência que foram escritas no contexto em narrativas que tem um enredo que nós precisamos conhecer e todo tipo de literatura que carece que nós tenhamos uma visão maior do que se trata e a quem é dirigido para.

Que nós possamos entender melhor a passagem por isso que sempre a gente começa fazendo uma retrospectiva para que os nossos irmãos se sintam bem a familiarizados com texto bem bem na mesma página que nós e por acaso Se tiver alguém que está assistindo pela primeira vez ele não vai pegar o barco andando vai pegar o barco andando mas pelo menos sabe a que altura o barco está nós já Vimos que Paulo estava preso em Roma acusado pelos.

JuDeus de Jerusalém de ser um revoltoso contra César que era mentira Paulo já tinha feito uma defesa perante o Imperador e ele aguardava o veredito resultado a sentença que deveria sair dentro de algum tempo e enquanto isso lá na sua casa prisão ele contava com a ajuda de alguns colaboradores entre eles Timóteo Timóteo inclusive é mencionado aqui no início da carta Paulo quando se.

Apresenta aos Filipenses no capítulo 1 verso primeiro ele junta o nome de Timóteo ao seu a certa altura da sua prisão em Roma Paulo recebe a visita de um homem chamado é pafrodito que havia sido enviado pela igreja de filipos uma igreja que Paulo havia plantado a cerca de 10 anos e com quem Paulo tinha um relacionamento muito profundo Aliás era provavelmente a igreja com quem mais Paulo se relacionava era a igreja com quem Paulo tinha laços profundos de amizade e vice-versa os Filipenses gostavam muito de Paulo e sempre eu.

Ajudava quando podiam mandando ofertas onde quer que ela estivesse é para afrodita Então chega de filippos lá onde Paulo estava e ele traz uma oferta Generosa da igreja para ajudar o apóstolo nas suas necessidades ele também traz algumas questões doutrinárias e práticas questões que estavam acontecendo lá na igreja que precisavam de orientação e também é pafrodito está preocupado com a presença de falsos Mestres legalistas ensinando a.

    Necessidade de se guardar as obras da lei para a salvação Paulo Então como

    Estava preso ele não podia ir a filippos para resolver essa situação ele escreve essa carta destinada aos membros da igreja para agradecer a oferta que ele recebeu de hepafrodito para encorajar aqueles irmãos no meio das dificuldades que eles estavam passando para corrigir problemas ou questões na área de doutrina e.

    Prática e também para combater aqueles falsos mestres que se infiltrando dentro da igreja Paulo também queria compartilhar seus planos para com a igreja de filipos no futuro breve e esses planos incluíam Timóteo e é parafrodito que estava lá como emissário dos Filipenses e na passagem que nós acabamos de ler Paulo não somente revela os seus planos como também a participação desses dois.

    Auxiliares desses dois colaboradores nesses planos e mais do que isso Paulo aproveita para colocar Timóteo e é pafrodito como um exemplo prático daquilo que ele havia acabado de ensinar que era a submissão a humilhação o esvaziamento e a renúncia do próprio senhor Jesus Cristo por amor de nós para nos salvar dos nossos pecados que nós tenhamos a mesma atitude que Jesus Cristo teve quando abriu mão da sua.

    Glória se tornou de nós morreu morte de cruz para obedecer ao pai por amor a pecadores assim também nós devemos ser Paulo já tinha dito tudo isso só que agora ele dá dois exemplos práticos que os Filipenses conheciam muito bem Como que para ilustrar aquilo que ele está falando então essa passagem gira em torno desses dois colaboradores de Paulo Timóteo e hepafrodito e o exemplo deles para a vida daqueles queridos irmãos da.

    Igreja de Filipe vamos começar então com Timóteo Capítulo 2 19 a 24 como dissemos Paulo Timóteo estava com Paulo lá em Roma na casa prisão e o plano de Paulo era enviar Timóteo a filipos o mais breve possível verso 19 espera no Senhor Jesus enviar este Timóteo o mais breve possível a fim de que eu me sinto animado também ao receber notícias de vocês o objetivo do plano de Paulo em mandar Timóteo a filippos era primeiro.

    Levar notícias atualizadas para aqueles irmãos lembremos que não havia naquela época um sistema de comunicação instantâneo como nós temos hoje toda a comunicação era feito por mensageiros Ah que é uma pede um lugar para outro ou então a cavalo ou se utilizavam da navegação quando havia Rios ou era próximo à costa para levar as mensagens e trazer mensagem então tudo era muito devagar Paulo pretendia que Timóteo fosse até filippos levando notícias suas e que ele voltasse trazendo notícias suas.

    Notícias de felipes para Paulo não é porque Paulo queria se animar como ele diz aqui não é no final do verso 19 a fim de que eu me sinto mais animado ao receber notícias de vocês Paulo certamente ficaria encorajado tendo boas notícias dos Filipenses Afinal o Paulo tinha sofrido bastante para plantar aquela igreja e saber que eles estavam bem certamente Faria muito bem ao seu coração esse plano porém Paulo deixava nas mãos do.

    Senhor como ele diz no início do verso 19 espero no Senhor Jesus enviar Timóteo o mais breve possível essa expressão eu espero no Senhor Jesus enviar Timóteo mais breve possível é que vale a dizer se o senhor quiser ou se for da vontade de Deus eu vou mandar Timóteo o mais breve possível a gente percebe a presença dessa expressão com muita muita recorrência na carta nas cartas de Paulo expressando a Total dependência que o apóstolo tinha da vontade de Deus.

    A razão Porque Paulo tinha escolhido Timóteo para essa tarefa entre outros colaboradores extraído o verso 20 a 21 Timóteo se destacava entre aqueles que auxiliavam apóstolo Paulo verso 20 porque não tenho ninguém como esse com esse mesmo sentimento e que se preocupe tão sinceramente com vocês ele tá falando de Timóteo e está dizendo que Timóteo tinha o mesmo sentimento que Paulo tinha pelos Filipenses Ou seja a mesma preocupação o mesmo amor e que era.

    O único que se interessava realmente pelo bem-estar deles Timóteo havia aprendido a amar os Filipenses

    Paulo contrasta essa atitude de abnegação de amor de Timóteo para com os crentes de filipos com outros obreiros ele diz aí no verso 21 todos os outros buscam seus próprios interesses e não os de Jesus Cristo a dificuldade aqui nessa passagem é entender o que é que significa todos eles aqui que Paulo contrasta.

    Desfavoravelmente em relação a Timóteo Timóteo era um exemplo se destacava a ponto de Paulo confiar a tarefa de ir até filippos e voltar os outros todos os outros Paulo diz aqui eles todos os outros buscam seus próprios interesses e não e não os de Jesus Cristo dificilmente Paulo aqui está fazendo uma crítica velada Sutil aos demais cooperadores que ele tinha como por exemplo Silas Barnabé Apolo aquilo e.

    Priscila aristarco Clemente Marcos Onésimo Filemon Tito e outros todos estes todas essas pessoas elas estavam no entorno de Paulo e serviam a Paulo como auxiliares como colaboradores como companheiro de luta da pregação do evangelho em alguma ocasião das três viagens missionárias do apóstolo Paulo dificilmente Paulo aqui tá se referindo a alguns deles quando ele diz assim todos os outros procuram que é seu os.

    Seus próprios interesses e nãos de Jesus Cristo provavelmente a referência que Paulo tá fazendo aqui é alguns líderes da igreja de Roma que já o haviam abandonado lá na prisão e alguns inclusive já estavam querendo ver Paulo prejudicado esse pessoal que Paulo mencionou no capítulo primeiro no verso 15 quando ele disse que alguns proclamam Cristo por inveja e rivalidade e que pregam Cristo por interesse pessoal e não de forma sincera.

    Veja a mesma expressão né interesse pessoal pensando que é assim podem aumentar meu sofrimento na prisão nós já discutimos isso havia líderes em Roma que incomodados com a presença de Paulo tinham redobrados esforços de evangelização não porque amavam a Cristo mas porque eles não queriam deixar que o ministério de Paulo suplantasse o deles e era provavelmente é esse pessoal que Paulo se refere aqui quando ele diz contrastando com Timóteo todos os outros.

    Buscam seus próprios interesses e não os de Jesus Cristo em contraste com esse pessoal que morte eu era sincero Timóteo de fato queria a glória de Deus o progresso do evangelho e ele amava os Filipenses ou seja Timóteo exibia o caráter de Cristo havia se esvaziado a si mesmo se torna servo de Deus e se sacrificava pelos Filipenses Paulo Então queria que a igreja de filipos o recebesse com muita alegria na verdade Timóteo já era conhecido dos Filipenses Paulo diz aí no verso 22.

    Quanto a Timóteo vocês conhecem o seu caráter provado pois você viu ao evangelho junto comigo como um filho trabalha ao lado do seu pai de fato que uma outra estava com Paulo e Silas e provavelmente com Lucas quando essa equipe chegou na cidade de Filipe sua pregar o Evangelho ali apenas Paulo e Silas foram presos suponha-se que Timóteo e Lucas por não se destacar em tanto na equipe eles não receberam a.

    Ordem de prisão mas Timóteo estava lá para ajudar na Fundação da igreja de filipos e depois ao que pelo que Lemos no livro de Atos Paulo tinha enviado Timóteo várias vezes a cidade para cumprir alguma missão ou para ministrar as necessidades da igreja e durante esses contatos que Timóteo tinha tido com a igreja de filipos ele mostrou as seguintes qualidades primeiro um caráter provado Paulo diz aí no verso 22 e segundo lealdade ao Apóstolo Paulo como.

    Um filho ao lado do pai Paulo não somente recomenda Timóteo mas os próprios Filipenses conheciam Timóteo de todas as vezes que ele esteve lá e ele sabiam de fato que Timóteo era um exemplo do testemunho de Jesus Cristo que Timóteo na prática vivia aquilo que Paulo ensinava na doutrina o esvaziamento de si mesmo para poder servir aos outros e era por isso então que Paulo planejava enviar Timóteo a.

    Filipos verso 23 portanto Este é quem eu espero enviar Esse é quem eu espero enviar objetivo de Paulo provavelmente era que os Filipenses vissem com seus próprios olhos um exemplo prático do modelo de Cristo ali na pessoa e no ministério de Timóteo mas esse plano ainda estava sobre a mesa veja o resto do verso 23 tão logo eu saiba como vai ficar a minha.

    Situação Paulo ainda estava guardando o veredito do Imperador e ele aguardava para saber como iria ficar a sua situação seria ficar preso e ser executado ou se ele ia ser liberto e então ele poderia visitar a igreja de filipes a carta toda é brilha com o desejo de Paulo e a certeza de Paulo de que ele vai ser livre mas ao mesmo tempo na carta Paulo deste escapar aqui ia colar de o que a gente chama a reserva.

    Divina ele sabe que o futuro pertence a Deus e que a Deus compete a decisão ele tá encorajado ele está animado tudo está apontando para que ele vai ser livre de fato ele ficou livre provavelmente Timóteo foi Aflitos Amando de Paulo ou o próprio Paulo esteve lá depois a gente não sabe mas o ponto é que Paulo como ele diz o tempo todo se o senhor quiser ele estava nas mãos nas mãos de Deus muito bem Então esse é essa é a parte que fala de Timóteo e do exemplo desse.

    Moço desse jovem que acompanhava Paulo nas suas viagens e que serve para nós de paradigma e referência de alguém que temia Deus muito necessário nos dias de hoje com tanta gente que tá dentro do evangelho ou se faz ou se passa por Líder dentro do Evangelho simplesmente por motivos Mercenários tem outros interesses e não de Jesus Cristo Vamos agora para epafrodito do verso 25 até o verso 30.

    Paulo também tinha planos para ele tá aí nesses Versículos os planos de enviar Timóteo a filipos como nós vimos estavam sobre a mesa esperando a definição da situação de Paulo enquanto isso Paulo planejava enviar e pafrodito imediatamente veja o verso 25 no entanto ou seja Apesar de que eu estou planejando mandar Timóteo até vocês joguei necessário enviar logo é para afrodita.

    Ou seja Paulo não vai esperar resolver a sua situação para mandar um mensageiro lá e que seria no caso Timóteo antes disso agora imediatamente Paulo já iria enviar é parafrodito como o Timóteo é pafrodito era um cristão dedicado um verdadeiro servo de Deus veja como Paulo se refere a ele do verso 25 aqui no verso 25 ele diz assim eu vou enviar É para afrodito meu irmão irmão em Cristo partilhando da mesma fé.

    Cooperador significa no grego alguém que trabalha junto de outro Ou seja é pafrodito estava ali com Paulo fazendo o trabalho evangélico e de ministração mesmo dentro da prisão companheiro de lutas ele a palavra luta aqui no original é de onde vem a palavra soldado né ou estratégia militar e significa que Paulo via como um combate a luta pelo evangelho como ele em outros lugares.

    Explica de maneira mais clara carta aos Efésios armadura de Deus então é para afrodita era como se aquele soldado que tivesse ao seu lado na luta pelo evangelho meu companheiro de lutas e da parte de vocês Isso é o que ele era para Paulo irmão cooperador e companheiro de lutas e da parte dos Filipenses que havia mandado eles a mandado ele Paulo diz ele é mensageiro palavra mensageiro ele é chamado de mensageiro porque ele veio lá de filipos trazendo uma mensagem uma encomenda e notícias para Paulo em Roma.

    A palavra mensageiro é a palavra Apóstolo aqui no original grego e mostra que essa palavra ela era usada de maneira bem extensa e não somente para se referir aos 12 apóstolos de Cristo e ao Apóstolo Paulo mas o nome é Apóstolo era dado a qualquer pessoa que fosse enviada autoritativamente representando alguém no cumprimento de uma missão E no caso aqui é para afrodito trazia apenas uma oferta e é chamado por Paulo de.

    Apóstolo então talvez aqui seja a hora da gente fazer um comentário eu sempre disse que eu não tenho problema quando as pessoas se chamam de apóstolo se com isso elas querem dizer que são enviadas uma espécie de missionário alguém que está um mensageiro como está escrito aqui meu problema é com pessoas que se chama Apóstolos no sentido dos 12 apóstolos de Cristo e do apóstolo Paulo alguém que recebe revelação da parte de Deus que tem autoridade jurisdição e.

    Cobertura sobre outros líderes sobre pastores sobre a presbíteros autoridade inquestionável para mandar o que quiser e falar o que quiser isso aí nós não queremos absolutamente queremos que é usurpação de um título bíblico que é reservado somente para esse grupo seleto dos Doze de Cristo e do apóstolo Paulo além de mensageiro dos Filipenses é pafrodito também era auxiliar nas necessidades do apóstolo Paulo onde a.

    Gente percebe que ele não somente veio com a missão de trazer uma oferta para o apóstolo Paulo mas ele veio também para ficar na prisão com Paulo para ajudar a Paulo como espécie de secretário como espécie de qual o obreiro ou trabalhador ali ao lado do apóstolo Paulo como um colega talvez auxiliar de Paulo nas suas necessidades interessantes que a palavra auxiliar é a palavra grega liturgos que significa alguém que presta um serviço especial.

    Talvez um serviço Sagrado é muito usado nesse sentido então ao se referir é pafrodito como sendo um litúrgos para ele Paulo via o trabalho de hepafrodita como sendo algo sagrado Santo enviado por Deus e que era fruto realmente da Fé dos Filipenses e da doação e da confiança que o próprio é pafrodita tinha em o senhor Jesus Cristo agora apesar de toda a utilidade que é pafrodito tinha para o ministério de Paulo e com certeza ele precisava ali na.

    Prisão lembremos que ele tava preso numa casa e que ele recebia gente que ele realizava cultos naquela casa que ele pregava o evangelho ali tinha muita coisa a ser feito apesar da Extrema utilidade de afrodita para o seu ministério na prisão Paulo achava usar os termos dele aqui no verso em cinco julguei necessário Paulo julgava necessário enviar é parafrodito de volta imediatamente ele dá aqui algumas razões e veja como o Paulo era prático como Paulo era sensível esse grande Apóstolo.

    Mestre Doutor do gentios teólogo maior teólogo da igreja ao mesmo tempo era um homem de uma sabedoria prática de uma sensibilidade impressionante primeiro é pafrodito tava com saudades de casa nós lemos aí no verso 26 que é pafrodito tinha muita saudade de todos vocês é para afrodita era muito querido da igreja e ele também amava aqueles irmãos havia um laço profundo de sentimento entre eles ele tava ali com muita saudade ele tinha se dedicado tinha.

    Vindo para servir o apóstolo Paulo Mas bateu o banzo né bateu a saudade ele tava doido para voltar para casa e rever aqueles irmãos o que mostra que ele já estava com Paulo há bastante tempo não é algum tempo segundo a razão pela qual Paulo quer manda-lo de volta rápido é que ele tinha ficado doente e que quase morreu com a enfermidade tá indo versus 7 não é de fato ele adoeceu e estava à beira da morte E o pior é que essa notícia chegou.

    Até filippos e a igreja de filippos ficou muito preocupada e hepafrodito soube que a igreja de filippos Estava angustiada porque soube que ele tinha adoecido até a morte e a palavra que é usada aqui no verso 26 quando o Paulo diz que é pafrodito ficou angustiado é uma palavra muito forte que só aparece outra vez lá no nos Evangelhos quando fala da do que Cristo sentiu no Monte das Oliveiras a minha alma está.

    Angustiada né então é a mesma palavra Paulo usa para descrever aqui o que é que é pafrodito tá sentindo angústia profunda ele não somente ficou com saudade mas estava angustiado por conta e preocupado lá com os seus queridos irmãos lá longe em filipos que tinham sabido que ele tava doente que queriam notícias dele a gente não sabe exatamente porque aqui é pafrodito ficou doente nem nem que tipo de doença foi não tem nenhuma dica aqui não é na passagem que.

    Nos ajude a saber o que a gente pode conjecturar com alguma certeza é que ele deve ter ficado doente ou na viagem na longa viagem lá de filippos para Roma ou durante aquele tempo ali na prisão em que ele estava se gastando para ministrar como liturgos as necessidades do apóstolo Paulo a quem ele tanto amava e aquele tinha vindo para servir mesmo né talvez ali cansado exausto dormindo pouco alimentação ruim poucas condições de refazimento das forças mentais.

    Espirituais e físicas é pafrodito vai assim consumindo a sua vida como uma vela até que finalmente ele adoece e ele adoece mortalmente ou seja de uma chegou muito perto de morrer mas a boa notícia que Paulo tem no verso 7 ainda é que Deus se compadeceu dele é só isso que Paulo disse Deus teve compaixão de hermafrodito isso só pode significar uma coisa que é pafrodito ficou bom muito.

    AVISO LEGAL: Toda a responsabilidade do conteúdo deste vídeo transcrito édo produtor do canal. CLique no Link do Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=DAIwAv_5wUM

ST
ads